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dc.creatorFernandes, José Henrique Tiago-
dc.date.accessioned2022-04-19T20:09:03Z-
dc.date.available2022-04-19T20:09:03Z-
dc.date.issued2022-04-18-
dc.identifier.citationFERNANDES, José Henrique Tiago. Feedback Positivo na Aprendizagem Motora: Efeitos da Comparação Temporal e Social. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34874-
dc.description.abstractA number of studies has pointed out the benefits and acquisition of different skills from positive feedbacks of temporal and social comparison. However, it is unclear which of these feedbacks would lead to greater gains in motor learning. The aim of this study was to verify the effects of social and temporal comparison on motor learning. The sample consisted of 45 participants (30 men and 15 women), with a mean age of 23.2 ± 2.86 years old, distributed in a positive temporal comparison feedback group (GFT), a positive social comparison feedback group (GFS) and a control group (GCON). The motor skill task analyzed was serial time of reaction, in which should perform a series of 10 clicks using the computer mouse as quickly as possible, following the appearance of circles on the screen. All of them first performed 20 trials in the pre-test phase and later attemped 105 times in the acquisition phase. In this phase, participants received feedback indicating improved performance (GFT) or superior performance relative to other practice participants (GFS) after each 15 trials and the first comparison feedback was provided after the 30th trial. After 24h a retention test and a transfer test was performed, consisting wich of 20 trials, without feedback providing. A motivation questionnaire was applied in different moment o the study. The results did not reveal any between group differences in the performance on the study phases. However, the GFT and GFS groups showed a greater perception of competence, compared to the GCON. We concluded that the provision of positive feedbacks of temporal and social comparison does not lead to distinct effects in the acquisition of a motor skill in young adults.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectFeddbackpt_BR
dc.subjectComparação temporalpt_BR
dc.subjectComparação socialpt_BR
dc.titleFeedback positivo na aprendizagem motora: efeitos da comparação temporal e socialpt_BR
dc.title.alternativeAprendizagem motora e feedback positivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.referee1Drews, Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.referee2Valério, Matheus Maron-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3494540843992408pt_BR
dc.contributor.referee3Crozara, Luciano Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9640739484170033pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0093891298645888pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoUm número considerável de estudos aponta benefícios na aquisição de diferentes habilidades motoras a partir do fornecimento de feedbacks positivos de comparação temporal e social. No entanto, não está claro qual desses feedbacks levaria a maiores ganhos na aprendizagem motora. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de feedbacks positivos de comparação social e temporal na aprendizagem motora. A amostra foi constituída de 45 participantes (30 homens e 15 mulheres), com idade média de 23,2 ± 2,86 anos, distribuídos em um grupo de feedback de comparação temporal positivo (GFT), um grupo de feedback de comparação social positivo (GFS) e um grupo controle (GCON). A tarefa motora analisada foi de tempo de reação seriado, em que o participante deveria realizar uma série de 10 cliques utilizando o mouse do computador o mais rápido possível, seguindo o aparecimento de círculos na tela. Todos realizaram inicialmente 20 tentativas na fase de pré-teste e, posteriormente, 105 tentativas na fase de aquisição. Nesta fase os participantes receberam feedbacks indicando melhora no desempenho (GFT) ou desempenho superior em relação a outros participantes (GFS) ao longo da prática após cada 15 tentativas, sendo o primeiro feedback de comparação fornecido após a 30a tentativa. Após 24h foi realizado um teste de retenção e um teste de transferência, consistindo em 20 tentativas cada, sem fornecimento de nenhum feedback. Um questionário de motivação foi aplicado em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença no desempenho entre os grupos em nenhuma fase do estudo. Porém, os grupos GFT e GFS apresentaram maior percepção de competência, em comparação ao GCON. Conclui-se que o fornecimento de feedbacks positivos de comparação temporal e social não levam a efeitos distintos na aquisição de uma habilidade motora em jovens adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.description.embargo2022-04-18-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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