Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34870
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3086-5860 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2025-04-10 |
Título: | O papel do feedback extrínseco no futebol: uma análise da produção científica com enfoque no treinador e jogador |
Título(s) alternativo(s): | The role of extrinsic feedback in football: an analysis of scientific production focusing on the coach and the player |
Autor(es): | Silva, Eduardo Henrique Amancio |
Primeiro orientador: | Drews, Ricardo |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Gabriela Machado |
Segundo membro da banca: | Machado, Gilson Batista |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar o panorama de produções científicas investigando o papel do feedback extrínseco no contexto de treinadores e jogadores de futebol. Para a realização da revisão foram utilizadas as bases de dados MEDLINE via Pubmed, Web of Science, Scopus (Elsevier) e Scielo, sendo utilizado no processo de coleta de dados os operadores lógicos OR e AND entre os seguintes descritores: “soccer” OR “football” OR “futebol” AND “feedback”. A busca dos artigos ocorreu no mês de outubro de 2020 e foram incluídos somente artigos científicos originais com a restrição do idioma da língua inglesa e língua portuguesa, em que a temática feedback extrínseco e futebol fossem abordadas em relação aos jogadores, treinadores e ambos. Os dados coletados dos artigos foram autor/ano, objetivo, amostra, feedback analisado, avaliação do feedback, grupos/condições, fases do estudo e principais resultados. Todos os dados extraídos foram organizados em uma planilha do Microsoft Office Excel e analisados com base em estatística descritiva dos valores absolutos (N) e relativos (%). Foram encontrados 851 artigos, sendo que após a aplicação dos critérios de elegibilidade 52 artigos, foram selecionados para compor o estudo. O público mais investigado foram os jogadores (n = 33), seguido de treinadores (n = 12) e ambos (n = 8). Os principais resultados foram a participação incipiente das mulheres como foco de investigação e a influência da frequência do feedback extrínseco com foco externo no desempenho de fundamentos técnicos do futebol em jogadores. Além disso, a utilização do feedback de vídeo pelos treinadores revelou ser uma estratégia que pode modificar sua prática pedagógica em relação a sua “filosofia” de treinamento. Os resultados permitem concluir que o feedback extrínseco, quando aplicado aos jogadores e/ou aos treinadores de futebol, é um fator/constrangimento que modifica seu comportamento e traz benefícios para diferentes processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional. |
Abstract: | The present study aimed to analyze the panorama of scientific productions investigating the role of extrinsic feedback in the context of football coaches and players. To carry out the review, the MEDLINE databases via Pubmed, Web of Science, Scopus (Elsevier) and Scielo were used, using the logical operators OR and AND between the following descriptors: “soccer” OR “football” OR “Futebol” AND “feedback”. The search for articles took place in October 2020 and only original scientific articles with the restriction of the language of English and Portuguese were included, in which the theme extrinsic feedback and football were addressed in relation to players, coaches and both. The data collected from the articles were author/year, objective, sample, feedback, feedback evaluation, groups/conditions, study phases and main results. All extracted data were organized in a Microsoft Office Excel spreadsheet and analyzed based on descriptive statistics of absolute (N) and relative (%) values. A total of 851 articles were found, and after applying the eligibility criteria, fifty-two articles were selected to compose the study. The most investigated public were players (n = 33), followed by coaches (n = 12) and both (n = 8). The main results were the incipient participation of women as a focus of investigation and the influence of the frequency of extrinsic feedback with an external focus on the performance of technical fundamentals of football in players. In addition, the use of video feedback by coaches proved to be a strategy that can modify pedagogical practice in relation to their training “philosophy”. The results allow us to conclude that extrinsic feedback, when applied to players or coaches, is a factor/constraint that modifies their behavior and brings benefits to different learning and professional development processes. |
Palavras-chave: | Futebol Feedback Ensino Aprendizagem Treinamento Football Feedback Teaching Learning Training. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Eduardo Henrique Amancio. O papel do feedback extrínseco no futebol: uma análise da produção científica com enfoque no treinador e no jogador. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34870 |
Data de defesa: | 5-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PapelDoFeedback.pdf Até 2025-04-10 | TCC | 546.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.