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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34854
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1681-313X |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Corpo, deficiência, inclusão escolar em teses na Educação em Ciências (2008-2018) |
Título(s) alternativo(s): | Body, disability, school inclusion in thesis on Education in Science (2008-2018) |
Autor(es): | Mourão, Marisa Pinheiro |
Primeiro orientador: | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Segundo membro da banca: | Silva, Lázara Cristina da |
Terceiro membro da banca: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
Quarto membro da banca: | Santos, Welson Barbosa |
Resumo: | A tese ora apresentada está vinculada à linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. As questões que balizaram a pesquisa foram: o que as teses com foco na Educação em Ciências abordam sobre o corpo deficiente frente aos processos de inclusão escolar? Qual(is) noções de corpo, deficiência e inclusão escolar foram mobilizadas nessas teses? O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar a materialidade discursiva corpo, deficiência e inclusão escolar, em teses de doutorado defendidas no período de 2008 a 2018, em Programas de Pós-Graduação no Brasil, com foco na Educação em Ciências. Nossos objetivos específicos foram: mapear os espaços e tempos de constituição e os desdobramentos discursivos sobre corpo, deficiência e inclusão na Educação em Ciências; localizar o contexto de produção das teses; evidenciar as condições de emergência, as rupturas, tendências e continuidades dos discursos de corpo, deficiência e inclusão escolar nas teses; e rastrear os vestígios das formas de governamento, disciplina e normalização que atravessam os discursos da deficiência, do corpo e da inclusão escolar, a partir dos dados apresentados pelos/as autores/as das teses. A emergência dos trabalhos está associada ao movimento de reivindicações e lutas do corpo deficiente e da consolidação das políticas públicas de inclusão no Brasil, que se torna mais evidente a partir da década de 1990, com reverberação de programas e ações das políticas de educação especial e inclusiva no campo da Educação em Ciências. Os conceitos de biopoder, biopolítica, governamentalidade e norma, a partir de Michel Foucault, foram mobilizados no exercício de análise. As teses, foco desse estudo, em sua maioria apontam para formas de ajustar, para os corpos deficientes, conteúdos e práticas de ensino de Ciências, apostando no funcionamento e na adaptação de metodologias de ensino e materiais didáticos, e não na ruptura dos modelos educativos hegemônicos centrados, exclusivamente, no corpo dito normal pela modernidade. O corpo em sua complexidade objetivo-subjetivo, da experiência, dos afetos, da cultura, dos desejos e das sensações não está configurado nas teses analisadas, nas quais tem centralidade a discussão da deficiência como falta, limitação e/ou como compensação. Há um abandono da discussão e problematização da noção de corpo uma vez que, para muitos(as) autores(as), esta noção está implícita na noção de deficiência eliminando, assim, as diferenças entre os corpos. No entanto, ao não dizer sobre o corpo, este é apagado e marginalizado. Trata-se, é a nossa tese, de considerar no/junto ao corpo deficiente as suas múltiplas conexões, as diferentes formas de existência, os atravessamentos de tramas históricas e as potências e potencialidades a ele inerente. Este corpo que nada mais é do que um corpo que pode sempre e muito mais na e pela Educação em Ciências; na e pela Educação. |
Abstract: | The thesis presented here is linked to the research line Education in Sciences and Mathematics of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (UFU). These were the questions that guided the research: how do theses focused on Science Education approach the disabled body in the face of schooling inclusive processes? Which notions of body, disability and school inclusion were mobilized in these theses? The general objective of the research was to analyze the body discursive materiality, disability and school inclusion, in doctoral theses defended from 2008 to 2018, in Graduate Programs in Brazil, focused on Science Education. The specific objectives of the study consisted of: mapping the spaces and times of constitution and the discursive unfoldings of body, disability and school inclusion on Science education; locating the context of the theses; highlighting the emergency conditions, ruptures, trends and continuities in the discussion of body, disability and school inclusion in the theses; and tracing the vestiges of the forms of government, discipline and normalization that cross the discussion of disability, body and school inclusion in the analyzes and data presented by the authors of the theses.The emergence of the works is associated with the movement of demands and struggles of the disabled body and the consolidation of public policies of inclusion in Brazil which becomes more evident from the 1990s, with the reverberation of programs and actions of special education policies and inclusive policies in the field of Science Education. The concepts of biopower, biopolitics, governmentality and norm, based on Michel Foucault, were mobilized in the analysis exercise. The theses, the focus of analysis of this study, mostly point to ways of adjusting, for the deficient bodies, contents and practices of Science teaching, focusing on the functioning and adaptation of teaching methodologies and didactic materials, and not on the rupture of the hegemonic educational models exclusively centered on the body considered normal by modernity. The body in its objective-subjective complexity, experience, affections, culture, desires and sensations is not configured in the analyzed theses, in which the central focus of the discussion is disability seen as a lack, a limitation and/or a compensation There is not a discussion and problematization of the notion of body since, for many authors, this notion is implicit in the notion of disability, thus eliminating the differences among bodies. However, the body is erased and marginalized, put aside by not even being mentioned. It is our thesis to consider its multiple connections, the different forms of its existence, the crossings of historical plots and the potency and potentialities in/with the disabled body. This body that is nothing more than a body that can always take part and much more in and through Science Education; in and for Education. |
Palavras-chave: | Educação Educação em Ciências Corpo Deficiência Inclusão escolar Education Education in science Body Deficiency School inclusion |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Assunto: | Educação Inclusão em educação - Teses Ciências - Estudo e ensino Pessoas com deficiência - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | MOURÃO, Marisa Pinheiro. Corpo, deficiência, inclusão escolar em teses na Educação em Ciências (2008-2018). 2022. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5010. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5010 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34854 |
Data de defesa: | 14-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
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