Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34820
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Identificação espacial, controle de Digitaria insularis em taxa variada e sua relação com atributos do solo
Autor(es): Piassa, Lucas Jacomini
Primeiro orientador: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Primeiro membro da banca: Cunha, Joao Paulo Arantes Rodrigues da
Segundo membro da banca: Catão, Hugo Cesar Rodrigues Moreira
Resumo: O potencial produtivo das culturas é afetado pela competição por plantas infestantes e o seu controle cria dependência no uso de herbicidas, com consequente impacto ao solo. Sabendo que as plantas infestantes se encontram espacialmente em reboleiras, pode-se correlacionar esta distribuição à disponibilidade de nutriente no solo. O presente trabalho teve como objetivo o uso de Vants para identificação de touceiras de Capim Amargoso, a sua correlação com a distribuição espacial de atributos do solo e a validação do controle químico a partir de mapas de infestação. O experimento foi desenvolvido na fazenda Santa Cruz, no município de Araguari, Minas Gerais, no período de 01 a 23 de dezembro de 2020. Foi utilizada a ferramenta digital Xarvio® (Basf). Com a ferramenta foi possível identificar, a partir do uso de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), a localização das touceiras de capim amargoso no talhão. Foram gerados mapas para aplicação de herbicidas e realizada conferência in loco. Os dados de atributos do solo foram avaliados pela geoestatística, com ajuste de variograma, interpolação por krigagem e obtenção de mapas de distribuição espacial. Conclui-se que o uso da ferramenta Xarvio auxiliou no controle da Digitaria insulares., também que há presença de variabilidade espacial para o capim amargoso e os atributos do solo, sendo o comportamento espacial da planta infestante explicado com base na variabilidade espacial do nutriente fósforo.
Palavras-chave: Agricultura de precisão
Fertilidade do solo
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PIASSA, Lucas Jacomini. Identificação espacial, controle de Digitaria insularis em taxa variada e sua relação com atributos do solo. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34820
Data de defesa: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentificaçãoEspacialControle.pdf719.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.