Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34728
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5487-0111
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2024-03-29
Título: Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário
Autor: Araújo Filho, Arnaldo Ferreira de
Primer orientador: Silva, Jussara Goulart da
Primer miembro de la banca: Freire, Denilson Aparecida Leite
Segundo miembro de la banca: Pacheco, Simone Beatriz Neves
Resumen: Diversidade sexual vai muito além da existência de pessoas que se reconhecem como pertencentes à comunidade LGBTQIA+, vai além dos aspectos biológicos. Por isso, demonstrar esse grupo é fundamental para construção de uma sociedade mais justa e igualitária a todos, independente do que os padrões e as crenças sugerem. E pensando em oportunidades e representatividades, algumas empresas e marcas têm trazido grupos sociais excluídos como protagonistas de suas mídias sociais. Com base nisso, o presente estudo visa analisar as mídias sociais das marcas Calvin Klein e O Boticário, postadas na rede social Instagram, considerando a diversidade sexual como fator de engajamento. Para dar suporte à pesquisa, o referencial teórico contou com temas como: diversidade cultural, o movimento econômico realizado pela comunidade estudada e mídias sociais. Para cumprir o objetivo geral, bem como os específicos, foi utilizado como procedimento metodológico, o estudo de marcas que realizam tais mídias sociais, o estudo de redes sociais, para conhecer aquela que possui maior engajamento, além disso, realizou-se um grupo focal com consumidores de pelo menos uma das marcas estudadas, e contou com o método netnográfico. Diante da pesquisa, observou-se que as marcas realizam mídias sociais com o grupo estudado com maior frequência em junho, o que demonstrar haver interesse das marcas em representar esse grupo, porém é importante haver mais mídias para que essas marcas não sejam associadas apenas a um discurso vazio, de apropriação.
Palabras clave: Comunidade LGBTQIA+
LGBTQIA+ community
Diversidade sexual
sexual diversity
Mídia social
Social midia
Instagram
Instagram
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAUJO FILHO, Arnaldo Ferreira de. Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34728
Fecha de defensa: 29-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ComunidadeLGBTQIA+Mídias.pdf818.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.