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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2022-04-08
Título: Impacto da pandemia de covid-19 na matrícula de discentes no curso de graduação em educação física da Universidade Federal de Uberlândia durante o ensino remoto emergencial
Autor: Borges, Nathália Honorato
Primer orientador: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Primer miembro de la banca: Nunes, Sério Inácio
Segundo miembro de la banca: Lima, Solange Rodovalho
Resumen: A evasão no processo educacional é um problema que acomete todos os segmentos de ensino, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Acredita-se que o processo pandêmico vivenciado a partir da expansão da Covid-19, instalada em nosso país em 2020, a evasão tenha aumentado, em especial no nível superior. O presente estudo tem como objetivo identificar se houve impacto da pandemia de Covid-19 na matrícula de discentes no curso de Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia durante o ensino remoto emergencial. Para cumprir com este objetivo, foi necessário estabelecer alguns objetivos específicos: 1) levantar os dados sobre as matrículas de estudantes no Curso de Graduação em Educação Física, antes do início da pandemia e durante a pandemia, 2) organizar, tabular e analisar os dados coletados 3) a partir dos dados verificar se houve impacto na não realização da matrícula durante a pandemia. Apresentamos uma discussão sobre evasão no ensino superior para fundamentar nossa análise e, posteriormente, discussão dos dados encontrados. Inicialmente, foram levantados os dados sobre as matrículas de estudantes no Curso de Graduação em Educação Física, antes do início da pandemia e durante o período pandêmico. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo e quantitativo, no qual foi realizado um recorte temporal entre os períodos letivos de 2019-2 a 2020-2, os dados foram organizados em planilha Excel e posteriormente analisados de acordo com os objetivos propostos. Os resultados apontam um conjunto de fatores determinantes para a evasão, em princípio, voltada à aspectos pessoais e poucos relacionados ao curso. As estratégias propostas buscam ações corretivas e preventivas para os pontos fracos dos diferentes aspectos. Com esta pesquisa, pode-se perceber que a evasão é um problema tanto para o/a estudante que se vê impossibilitado de frequentar o curso por fatores internos ou externos quanto para a instituição que está preparada para recebê-lo e, por isso, o combate a este problema deve ser de interesse de todos. A finalidade deste estudo é contribuir para a melhoria dos processos avaliativos no ensino superior.
Abstract: Dropout in the educational process is a problem that affects all segments of education, from Basic Education to Higher Education. It is believed that the pandemic process experienced from the expansion of Covid-19, installed in our country in 2020, evasion has increased, especially at the higher level. The present study aims to identify whether there was an increase in the dropout of students from the Undergraduate Course in Physical Education - Degree and Bachelor's Degree at the Federal University of Uberlândia, during the Covid-19 pandemic. In order to achieve this objective, it was necessary to establish some specific objectives: 1) Take into account student enrollment in the Undergraduate program at the beginning of the pandemic and during the pandemic, 2) Undergraduate Course in Tables and Data Analysis to Organize, 3) to control the data to verify if there has been an increase in evasion during the pandemic. We present a discussion about evasion in the superior for our fundamental analysis and, later, discussion of the data found. Initially, data were collected on student enrollment in the Undergraduate Course in Physical Education, before the beginning of the pandemic and during the pandemic period. This is a qualitative and quantitative study, in which a temporal cut was carried out between the academic periods from 2019-2 to 2020-2, the data were organized in an Excel spreadsheet and later analyzed according to the proposed objectives. The results point to a set of determining factors for dropout, in principle, focused on personal aspects and few related to the course. The proposed strategies seek corrective and preventive actions for the weaknesses of the different aspects. With this research, it can be seen that dropout is a problem both for the student who is unable to attend the course due to internal or external factors and for the institution that is prepared to receive it and, therefore, the Combating this problem must be in everyone's interest. The purpose of this study is to contribute to the improvement of evaluation processes in higher education.
Palabras clave: Evasão;
Ensino Superior
Avaliação no Ensino Superior
Desistência no Ensino Superior
Evasion
Higher Education
Assessment in Higher Education
Dropout in Higher Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BORGES, Nathália Honorato. Impacto da pandemia de covid-19 na matrícula de discentes no curso de graduação em educação física da Universidade Federal de Uberlândia durante o ensino remoto emergencial. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34709
Fecha de defensa: 8-ene-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

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