Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
Autor: Silveira, Michele Glaiser Rodrigues
Primer orientador: Avellar, Ana Paula Macedo de
Primer miembro de la banca: Loural, Marcelo
Segundo miembro de la banca: Damasceno, Aderbal Oliveira
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento das inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas do setor de bebidas brasileiro, com ênfase no caso da empresa Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV). Para atingir seu propósito, no primeiro capítulo discute-se o conceito de inovação e seus diferentes tipos, enfatizando a importância das inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas. Em seguida, o segundo capítulo apresenta alguns indicadores de inovação do setor de bebidas do Brasil, a partir de dados da Pesquisa de Inovação (PINTEC). No terceiro capítulo discute-se, a partir de dados dos relatórios anuais do setor e da empresa em análise, a relevância do uso de inovações organizacionais e de marketing como estratégia competitiva no caso AMBEV. Por fim, dentre os resultados encontrados, foi possível verificar que, as estratégias competitivas baseadas em inovação organizacional e de marketing em meio ao acirramento competitivo se tornam essenciais para o crescimento da empresa e um melhor posicionamento no mercado.
Palabras clave: Estratégia competitiva
Inovação organizacional e marketing
Ambev
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVEIRA, Michele Glaiser Rodrigues. Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652
Fecha de defensa: 22-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InovaçõesOrganizacionaisMarketing.pdf777.22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons