Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
Author: Silveira, Michele Glaiser Rodrigues
First Advisor: Avellar, Ana Paula Macedo de
First member of the Committee: Loural, Marcelo
Second member of the Committee: Damasceno, Aderbal Oliveira
Summary: O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento das inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas do setor de bebidas brasileiro, com ênfase no caso da empresa Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV). Para atingir seu propósito, no primeiro capítulo discute-se o conceito de inovação e seus diferentes tipos, enfatizando a importância das inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas. Em seguida, o segundo capítulo apresenta alguns indicadores de inovação do setor de bebidas do Brasil, a partir de dados da Pesquisa de Inovação (PINTEC). No terceiro capítulo discute-se, a partir de dados dos relatórios anuais do setor e da empresa em análise, a relevância do uso de inovações organizacionais e de marketing como estratégia competitiva no caso AMBEV. Por fim, dentre os resultados encontrados, foi possível verificar que, as estratégias competitivas baseadas em inovação organizacional e de marketing em meio ao acirramento competitivo se tornam essenciais para o crescimento da empresa e um melhor posicionamento no mercado.
Keywords: Estratégia competitiva
Inovação organizacional e marketing
Ambev
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVEIRA, Michele Glaiser Rodrigues. Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652
Date of defense: 22-Mar-2022
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InovaçõesOrganizacionaisMarketing.pdf777.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons