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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7776-8024
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Embargo Date: 2024-03-24
Title: Barreiras e suporte: evidências de validade de um instrumento integrado de variáveis contextuais de carreira
Alternate title (s): Barriers and support: validity evidences of a integrated instrument of career contextual variables
Author: Frutuoso, Deniel Gomes
First Advisor: Silva, Lígia Carolina Oliveira
First member of the Committee: Gomide Jr, Sinésio
Second member of the Committee: Oliveira, Áurea de Fátima
Third member of the Committee: Cruz, Lígia Abreu Gomes
Summary: A Teoria Sócio-Cognitiva de Carreira surgiu no século XX e apresenta-se com grande contingente de evidências sobre como as pessoas se interessam e perseguem determinadas carreiras. Dentro desta tradição, estão os estudos de percepção de barreiras e suporte na carreira, que buscam entender os motivos que favorecem ou impedem o desenvolvimento de carreira através de escalas psicométricas, investindo em reconhecer estas percepções individuais. Apesar do campo estar relativamente desenvolvido a nível internacional, ainda há uma lacuna de escalas para mensurar tais temáticas no contexto brasileiro. Logo, o objetivo deste estudo é traduzir, adaptar e buscar evidências de validade das escalas CBI-Likelihood, CBI-Coping e Career Barriers Questionnaire. Em primeiro momento, as escalas foram avaliadas através de análises fatoriais exploratórias, visando investigar as adequações das estruturas fatoriais para o contexto brasileiro. Em seguida, foram conduzidas análises fatoriais confirmatórias para verificar os índices de ajuste dos modelos encontrados na análise anterior. Os resultados sugerem que as estruturas fatoriais preconizadas pelos estudos originais não puderam ser mantidas, entretanto, outras soluções fatoriais sustentaram a plausibilidade dos modelos, conforme indicado pelos índices de ajustes. As evidências de validade de ambas escalas permitem a proposição de um inventário que permite a análise das percepções de suporte e barreiras na carreira de populações distintas.
Abstract: The Social Cognitive Career Theory emerged in the 20th century and presents itself with a large amount of evidence on how people are interested in and pursue certain careers. Within this tradition, there are studies on the perception of barriers and career support, which seek to understand the reasons that favor or hinder career development, with numerous psychometric scales that invest in recognizing individual perceptions. Although the field is relatively developed internationally, there is still a gap in scales to measure such themes in the Brazilian context. Therefore, the objective of this study is to translate, adapt and seek evidence of validity of the CBI-Likelihood, CBI-Coping and Career Barriers Questionnaire. At first, the scales were evaluated through exploratory factor analysis, aiming to investigate the adequacy of the factor structures for the Brazilian context. Then, confirmatory factor analyzes were carried out to verify the fit indices of the models found in the previous analysis. The results suggest that the factor structures recommended by the original studies could not be maintained, however, other factor solutions supported the plausibility of the models, as indicated by the adjustment indices. The validity evidences of both scales allow the proposition of an inventory that allows the analysis of perceptions of support and barriers in the career of different populations.
Keywords: Barreiras
Barriers
Carreira
Career
Suporte
Support
Teoria sócio-cognitiva de carreira
Social cognitive career theory
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FRUTUOSO, Deniel Gomes. Barreiras e suporte: evidências de validade de um instrumento integrado de variáveis contextuais de carreira. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34580
Date of defense: 24-Mar-2022
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