Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34580
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrutuoso, Deniel Gomes-
dc.date.accessioned2022-04-06T17:16:59Z-
dc.date.available2022-04-06T17:16:59Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.citationFRUTUOSO, Deniel Gomes. Barreiras e suporte: evidências de validade de um instrumento integrado de variáveis contextuais de carreira. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34580-
dc.description.abstractThe Social Cognitive Career Theory emerged in the 20th century and presents itself with a large amount of evidence on how people are interested in and pursue certain careers. Within this tradition, there are studies on the perception of barriers and career support, which seek to understand the reasons that favor or hinder career development, with numerous psychometric scales that invest in recognizing individual perceptions. Although the field is relatively developed internationally, there is still a gap in scales to measure such themes in the Brazilian context. Therefore, the objective of this study is to translate, adapt and seek evidence of validity of the CBI-Likelihood, CBI-Coping and Career Barriers Questionnaire. At first, the scales were evaluated through exploratory factor analysis, aiming to investigate the adequacy of the factor structures for the Brazilian context. Then, confirmatory factor analyzes were carried out to verify the fit indices of the models found in the previous analysis. The results suggest that the factor structures recommended by the original studies could not be maintained, however, other factor solutions supported the plausibility of the models, as indicated by the adjustment indices. The validity evidences of both scales allow the proposition of an inventory that allows the analysis of perceptions of support and barriers in the career of different populations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBarreiraspt_BR
dc.subjectBarrierspt_BR
dc.subjectCarreirapt_BR
dc.subjectCareerpt_BR
dc.subjectSuportept_BR
dc.subjectSupportpt_BR
dc.subjectTeoria sócio-cognitiva de carreirapt_BR
dc.subjectSocial cognitive career theorypt_BR
dc.titleBarreiras e suporte: evidências de validade de um instrumento integrado de variáveis contextuais de carreirapt_BR
dc.title.alternativeBarriers and support: validity evidences of a integrated instrument of career contextual variablespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lígia Carolina Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025093926934189pt_BR
dc.contributor.referee1Gomide Jr, Sinésio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4009207630066676pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Áurea de Fátima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6810179033600929pt_BR
dc.contributor.referee3Cruz, Lígia Abreu Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2627949301326783pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0943766893663550pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Teoria Sócio-Cognitiva de Carreira surgiu no século XX e apresenta-se com grande contingente de evidências sobre como as pessoas se interessam e perseguem determinadas carreiras. Dentro desta tradição, estão os estudos de percepção de barreiras e suporte na carreira, que buscam entender os motivos que favorecem ou impedem o desenvolvimento de carreira através de escalas psicométricas, investindo em reconhecer estas percepções individuais. Apesar do campo estar relativamente desenvolvido a nível internacional, ainda há uma lacuna de escalas para mensurar tais temáticas no contexto brasileiro. Logo, o objetivo deste estudo é traduzir, adaptar e buscar evidências de validade das escalas CBI-Likelihood, CBI-Coping e Career Barriers Questionnaire. Em primeiro momento, as escalas foram avaliadas através de análises fatoriais exploratórias, visando investigar as adequações das estruturas fatoriais para o contexto brasileiro. Em seguida, foram conduzidas análises fatoriais confirmatórias para verificar os índices de ajuste dos modelos encontrados na análise anterior. Os resultados sugerem que as estruturas fatoriais preconizadas pelos estudos originais não puderam ser mantidas, entretanto, outras soluções fatoriais sustentaram a plausibilidade dos modelos, conforme indicado pelos índices de ajustes. As evidências de validade de ambas escalas permitem a proposição de um inventário que permite a análise das percepções de suporte e barreiras na carreira de populações distintas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpt_BR
dc.orcid.putcode111080351-
dc.description.embargo2024-03-24-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BarreirasSuporteEvidencias.pdfTCC2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons