Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34560
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 United States
Title: Desenvolvimento de um procedimento operacional padrão para manutenção preventiva dos ventiladores pulmonares DIXTAL 3012 do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Author: Silva, Ueslei Souza
First Advisor: Milagre, Selma Terezinha
First member of the Committee: Pereira, Adriano Alves
Second member of the Committee: Andrade, Adriano de Oliveira
Summary: Com o cenário pandêmico mundial foram necessários diversos tipos de medidas sanitárias de urgência a fim de conter o avanço do vírus e tratar os pacientes acometidos com a doença respiratória COVID-19. Essa enfermidade altamente contagiosa e em caso grave fatal, fez mais de 4,91 milhões de vítimas ao redor do mundo segundo os dados da University of Oxford disponibilizado através do site Our World in data até o momento desta pesquisa. Um dos tratamentos para casos graves desta doença, quando resulta em insuficiência respiratória desencadeada por quadro clínico de hipoxemia é a ventilação pulmonar invasiva ou não invasiva, a fim de preservar o pulmão do paciente enquanto se recupera da inflamação acentuada (GONTARSKI, 1996). Então a demanda por ventiladores mecânicos cresceu de forma abrupta em um curto espaço de tempo, obrigando os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) a disponibilizarem esse tipo de Equipamento Médico-Hospitalar (EMH) de suporte à vida em grande quantidade e com ótimas condições de uso respeitando as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em vista disso e devido ao grande número de ventiladores mecânicos da marca DIXTAL 3012 que fazem parte do parque tecnológico do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HC-UFU), o Procedimento Operacional Padrão (POP) foi desenvolvido em conjunto da equipe técnica do setor de Bioengenharia do HC-UFU, a fim de padronizar as manutenções preventivas dos ventiladores e garantir as boas condições de uso nesse momento de grave crise sanitária mundial. Para tal se faz necessário seguir a sequência e se atentar a cada etapa, devido à complexidade de seu funcionamento para que não se esqueça de nenhum detalhe ao qual poderá futuramente ocasionar em um evento adverso, além de que se tratando de um EMA de suporte à vida qualquer tipo de falha pode ocasionar em perdas fatais. O POP possui uma sequência lógica bem elucidada das etapas, com explicações de cada uma e as causas, sendo o operador guiado pelas ilustrações que estão contidas de maneira nítida e evidenciadas de forma clara e com linguagem objetiva, sendo facilmente realizadas por operadores menos experientes. Assim foram seguidos os passos do POP para realizar as manutenções preventivas dos 49 ventiladores mecânicos no HC-UFU que foram colocados à disposição seguindo todas as boas normas requeridas pela ANVISA. Portanto espera-se que com a confecção deste projeto evidencie a extrema importância da presença da Engenharia Clínica no âmbito hospitalar, difundido o conhecimento através do POP para realizar a capacitação de colaboradores a fim de trazer o bem estar para o paciente.
Keywords: Pop
Ventilador pulmonar
Covid-19
SARS-CoV-2
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Ueslei Souza. Desenvolvimento de um procedimento operacional padrão para manutenção preventiva dos ventiladores pulmonares DIXTAL 3012 do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34560
Date of defense: 28-Mar-2022
Appears in Collections:TCC - Engenharia Biomédica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoProcedimentoOperacional.pdfTCC7.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons