Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34523
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2024-03-25
Título: Perfil de resistência antimicrobiana de Campylobacter jejuni oriunda de abatedouros de carne avícola da região Sul do Brasil
Autor(es): Lourenzatto, Eduarda Cristina Alves
Primeiro orientador: Melo, Roberta Torres de
Primeiro membro da banca: Borges, Lizandra Ferreira de Almeida
Segundo membro da banca: Takeuchi, Micaela Guidotti
Resumo: Objetivos: Nossa abordagem incluiu a caracterização de parâmetros epidemiológicos e a determinação do perfil de resistência de C. jejuni isoladas de carcaça de frangos a antimicrobianos de primeira escolha no tratamento e a três compostos metálicos de maneira isolada e em sinergismo aos antibióticos. Métodos: Foram utilizadas 235 cepas de C. jejuni cedidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), oriundas de frigoríficos do Sul do país. Após reativação, as cepas foram submetidas à avaliação do perfil de susceptibilidade antimicrobiana a ciprofloxacina (CIP), eritromicina (ERI), a dois complexos de cobre e um complexo de platina pelo método de concentração inibitória e bactericida mínimas (CIM/CBM). As análises foram feitas de forma isolada e conjugada. Resultado: Detectamos que 53/235 (22,55%) cepas apresentaram co-resistência a CIP e ERI. A resistência isolada à CIP foi maior (28,93% - 68/235) do que a ERI (12,76% - 30/235). A análise epidemiológica demonstrou que a co-sensibilidade foi destacada nos três estados (p=0,0023), a resistência a CIP foi mais evidente no estado II (p<0,0001), assim como uma maior susceptibilidade a ERI no estado III (p=0,0028). Os compostos de cobre demonstraram efeito positivo no controle das três linhagens resistentes selecionadas, já o composto de platina evidenciou seu efeito sinérgico com a CIP. Conclusão: A co-resistência às drogas de escolha para tratamento da campilobacteriose alertam para a emergência do problema no país. A efetividade dos compostos metálicos no controle das linhagens mais resistentes traz a perspectiva de uma futura forma de controle de C. jejuni.
Palavras-chave: Campilobacteriose
Ciprofloxacina
Eritromicina
Compostos metálicos
Susceptibilidade antimicrobiana
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LOURENZATTO, Eduarda Cristina Alves. Perfil de resistência antimicrobiana de Campylobacter jejuni oriunda de abatedouros de carne avícola da região Sul do Brasil. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34523
Data de defesa: 25-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerfilResistênciaAntimicrobiana.pdfTCC933.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.