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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5097-942X
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Concepções e crenças no/sobre o documento curricular para Goiás e o ensino de língua inglesa.
Título(s) alternativo(s): Conceptions and beliefs in/about the curriculum document for Goiás and the teaching of english language.
Autor(es): Oliveira, Carla Pereira de
Primeiro orientador: Ribas, Fernanda Costa
Primeiro membro da banca: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Segundo membro da banca: Mello , Dilma Maria de
Terceiro membro da banca: Silva, Kleber Aparecido de
Quarto membro da banca: Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Resumo: Este estudo foi desenvolvido no contexto da reforma curricular de Goiás, que ocorreu em função da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Objetiva analisar as concepções trazidas pelo novo documento curricular da Rede Estadual de Goiás para a área de língua inglesa – o DC-GO - e investigar como professores de inglês e elaboradores do currículo significam tal proposta em se tratando do ensino e aprendizagem de língua inglesa. Além disso, problematiza, também, aspectos da implementação do novo documento curricular à luz das concepções de currículo, de ensinar e aprender dos participantes. A pesquisa configura-se como documental, etnográfica, de natureza qualitativo-interpretativista. Participaram da pesquisa quatro professoras de Língua Inglesa de duas escolas estaduais de uma cidade do interior no Estado de Goiás e dois elaboradores do currículo. Foram feitas a análise dos documentos curriculares (BNCC e DC-GO) e entrevistas semiestruturadas com os participantes. Além disso, foram também considerados planos de aulas produzidos pelas professoras participantes em duas situações: 1) durante aulas de inglês ministradas remotamente e 2) em um curso de extensão de formação continuada de professores a distância, oferecido para professores de língua inglesa, incluindo os participantes da pesquisa. Os resultados da análise documental revelam contradições ou conflitos entre os pressupostos teórico-metodológicos que embasam o DC-GO e a forma como esses foram materializados em competências e habilidades nos quadros de conteúdos no referido documento para cada etapa do ensino fundamental, sendo esses também observados e apontados por linguistas aplicados no que diz respeito à BNCC. Esses conflitos dizem respeito a abordagens mais tradicionais de ensinar a língua inglesa, com foco para a gramática e tradução, e abordagens menos convencionais que entendem a linguagem enquanto prática social e a aprendizagem de língua inglesa enquanto processo que envolve a construção de significados e o uso de múltiplas linguagens por parte dos alunos. Os resultados da análise das entrevistas revelam convergências e divergências entre as crenças dos participantes sobre o DC-GO e sobre ensinar e aprender a língua inglesa em contexto de escola pública. Os dados apresentados nesta pesquisa, também, apontam fortemente para a importância de uma formação continuada do professor em um processo de reforma curricular, principalmente quando se tem como expectativa a mudança de crenças e práticas dos professores. Este estudo contribui para reflexões e discussões sobre reformas educacionais e políticas de ensino realizadas ultimamente no Brasil e as crenças de professores em relação ao novo currículo recém-implantado, que podem levar à problematização do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em contexto de escola pública, que se encontra, há anos, bastante controverso e desafiador.
Abstract: This study was developed in the context of the curricular reform in Goiás, which took place due to the approval of the National Common Curricular Base (BNCC). It aims to analyze the concepts brought by the new curricular document of the State Network of Goiás for the English language area - the DC-GO - and to investigate how English teachers and curriculum developers signify such a proposal when it comes to teaching and learning English. In addition, it also problematizes aspects of the implementation of the new curricular document in the light of the participants' conceptions of curriculum, teaching and learning. The research is documental, ethnographic, of a qualitative-interpretative nature. Four English language teachers from two state schools in a rural town in the state of Goiás and two curriculum developers participated in the research. Curriculum documents (BNCC and DC-GO) and semi-structured interviews with the participants were analyzed. In addition, lesson plans were also considered, which were prepared by the participant teachers in two situations: 1) during English classes, offered remotely and 2) during a continuing education course offered to English language teachers, including the research participants. The results of the document analysis reveal contradictions or conflicts between the theoretical-methodological assumptions that underlie the DC-GO and the way in which these were materialized in competencies and skills in the content tables in the aforementioned document for each stage of elementary education, which were also observed and pointed out by applied linguists with regard to the BNCC. These conflicts concern more traditional approaches to teaching the English language, with a focus on grammar and translation, and less conventional approaches that understand language as a social practice and English language learning as a process that involves the construction of meanings and the use of language. of multiple languages by the students. The results of the analysis of the interviews reveal convergences and divergences between the participants' beliefs about DC-GO and about teaching and learning the English language in a public school context. The data presented in this research also strongly point to the importance of continuing teacher education in a process of curricular reform, especially when the expectation is to change teachers' beliefs and practices. This study contributes to reflections and discussions on educational reforms and teaching policies carried out lately in Brazil and the beliefs of teachers in relation to the newly implemented new curriculum, which can lead to the questioning of teaching and learning English in a public school context, which has been quite controversial and challenging for years.
Palavras-chave: Crenças
Reforma curricular
BNCC
DC-GO
Ensino e aprendizagem da língua inglesa
Beliefs
Curriculum change
English teaching and learning
Linguística
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Professores - Participação no planejamento curricular
Língua inglesa - Estudo e ensino
Educação - Goiás
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: OLIVEIRA, Carla Pereira de. Concepções e crenças no/sobre o documento curricular para Goiás e o ensino de língua inglesa. 2022. 218 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5006
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5006
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34484
Data de defesa: 31-Jan-2022
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