Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34452
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9048-558X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ignore aqui: uma análise da comunicação das empresas de telefonia com mais reclamações
Autor(es): Mundim, Paula Resende
Primeiro orientador: Pimenta, Márcio Lopes
Primeiro membro da banca: Carvalho, Luciano Ferreira
Segundo membro da banca: Forapani, Gustavo
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar comentários publicados a respeito das empresas campeãs de queixas registradas no website Reclame Aqui. Especificamente, buscou-se analisar como se manifestam os consumidores insatisfeitos com os serviços de telecomunicações no Brasil e de que modo as organizações lidam com estas reclamações. Sob uma abordagem qualitativa, com procedimento técnico documental e análise de conteúdo, foram verificadas 810 reclamações de clientes para três empresas de telecomunicações no Brasil: Vivo (Celular, Fixo, Internet, TV), Tim Celular e Claro. Durante dois períodos de seis meses cada, o primeiro em 2018 e o segundo em 2021-2022, as empresas de telecomunicações tiveram juntas um total de 106.440 reclamações no site Reclame Aqui, para 2018 e 129.584 no segundo período da análise. Embora a Tim tenha apresentado melhora, ainda pode-se concluir que o relacionamento das três operadoras não é saudável para ambas as partes. Os consumidores saem em prejuízo uma vez que sofrem algum dano relacionado a sua rede telefônica, e quando recorrem a central de atendimento ao cliente da empresa ou, então, a sites de reclamação não conseguem nenhuma solução. Como resposta, às experiências negativas desses reclamantes atinge atuais e potenciais clientes que cada vez mais estão levando em consideração a opinião de outros para tomar sua decisão de compra.
Abstract: The present research sought to investigate published comments about the champion companies of complaints registered on the Reclame Aqui website. Specifically, we sought to analyze how consumers are dissatisfied with telecommunications services in Brazil and how organizations deal with these complaints. Under a qualitative approach, with a technical document procedure and content analysis, 810 customer complaints were verified for three telecommunications companies in Brazil: Vivo (Cellular, Fixed, Internet, TV), Tim Celular and Claro. During two periods of six months each, the first in 2018 and the second in 2021-2022, telecommunications companies had a total of 106,440 complaints on the Reclame Aqui website for 2018 and 129,584 in the second period of analysis. Although Tim has shown improvement, it can still be concluded that the relationship of the three operators is not healthy for both parties. Consumers lose out once they suffer some damage related to their telephone network, and when they turn to the company's customer service center or, then, to complaint sites, they do not get any solution. In response, the negative experiences of these complainants reach current and potential customers who are increasingly taking into account the opinion of others when making their purchase decision.
Palavras-chave: Telecomunicações
Reclamações de clientes
Qualidade dos serviços
Análise do conteúdo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MUNDIM, Paula Resende. Ignore aqui: uma análise da comunicação das empresas de telefonia com mais reclamações. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34452
Data de defesa: 25-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IgnoreAquiAnalise.pdfTCC1.41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons