Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34361
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4162-1164
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Conversor Interlink Multiportas: conversor flyback multidirecional multi-enrolamentos
Título (s) alternativo (s): Conversor Interlink Multiportas: conversor flyback multidirecional multi-enrolamentos
Autor: Oliveira, Raphael Carrijo de
Primer orientador: Morais, Aniel Silva de
Primer miembro de la banca: Santos Neto, Pedro José dos
Segundo miembro de la banca: Tofoli, Fernando Lessa
Tercer miembro de la banca: Lopes, Luiz Antônio Correa
Resumen: Este trabalho tem como finalidade apresentar uma nova topologia de conversor multiporta CC-CC. Intitulado de flyback multidirecional multi-enrolamentos de n portas (entradas/saídas); operando como uma interface de ligação entre sistema fotovoltaico, carga CC, sistema de armazenamento/fornecimento em baterias, sistema de energia eólica, veículo elétrico (Electric vehicle - EV) e rede de distribuição. Portanto, há várias possibilidades de combinações, uma vez que pode-se agrupar até n sistemas, distintos ou não, para conectar na estrutura proposta. Essa interface é conhecida como conversor interlink multiporta (Interlink Multiport Converter - IMPC) com a capacidade de fluxo de potência multidirecional e controle centralizado do fluxo entre as portas do conversor. Além disso, é possível conectar os sistemas diretamente ao IMPC, assim, assegura-se que as fontes não estejam conectadas no mesmo barramento, além do mais, reduz-se a necessidade de conversores CC-CC adicionais e podem operar em tensões e correntes nominais diferentes. Em decorrência do seu funcionamento multidirecional, uma porta pode ser responsável pelo fornecimento ou recebimento de energia, exige-se, entretanto, a observância do controle da razão cíclica na hora de fornecê-la ou do controle por phase-shift, defasagem dos pulsos dos interruptores, na coleta de energia. Assim, elaboram-se estratégias de controle utilizando de técnicas, como o controle seletivo, desacoplando os modos de operação do conversor IMPC (fornecimento/recebimento de energia) por meio de um controlador preditivo de corrente híbrido. Por fim, as simulações são implementadas no software PSIM® com a finalidade de avaliar a robustez do controle e validar o desempenho do IMPC em gerenciar o fluxo de potência entre as portas.
Abstract: This work aims to present a new topology of a multiport converter DC-DC. Entitled as multi-winding multidirectional Flyback converter of n port (inputs/outputs) operating as an interface between photovoltaic system, DC load, battery energy storage system, wind system, electric vehicle (EV) and utility grid. Therefore, there are several possibilities to connect, once it can group up to n systems, different or not, in the proposed topology. This interface is known as an Interlink Multi-Port Converter (IMPC), which supply power in any direction and centralized control of the flow between the converter ports. Furthermore, it is possible to connect the systems directly to the IMPC, as a consequence, ensuring that the sources are not connected to the same bus, as well as, reducing the need for additional DC-DC converters and the systems can operate at different rated voltages and current. Due to its multidirectional functioning, a port can be responsible for supplying or receiving energy, demanding, however, the observance of the duty-cycle control when providing it or the phase-shift control when collecting energy. Thus, control strategies are elaborated using techniques, such as selective control, uncoupling the operation modes of the IMPC converter (supplying/receiving energy) through the hybrid predictive current controller. At last, the simulations are implemented in the PSIM® software, in order to evaluate the robustness of the control and validate the performance of the IMPC in managing the power flow between the ports.
Palabras clave: Conversor Multiporta
Conversor Interlink Multiporta
Controlador Preditivo
Controle Seletivo
Flyback Multidirecional Multi-Enrolamento
Interlink Multi-Port Converter
Multiport Converter
Multi-winding Multidirectional Flyback converter
Predictive Controller
Selective Control
Model Predictive control
MPC
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA
Tema: Engenharia Elétrica
Automação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: OLIVEIRA, Raphael Carrijo de. Conversor Interlink Multiportas: Conversor flyback multidirecional multi-enrolamentos. 2022. 183 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.172.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.172
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34361
Fecha de defensa: 15-mar-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConversorInterlinkMultiportas.pdfDissertação8.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.