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dc.creatorOliveira, Raphael Carrijo de-
dc.date.accessioned2022-03-25T15:13:47Z-
dc.date.available2022-03-25T15:13:47Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raphael Carrijo de. Conversor Interlink Multiportas: Conversor flyback multidirecional multi-enrolamentos. 2022. 183 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.172.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34361-
dc.description.abstractThis work aims to present a new topology of a multiport converter DC-DC. Entitled as multi-winding multidirectional Flyback converter of n port (inputs/outputs) operating as an interface between photovoltaic system, DC load, battery energy storage system, wind system, electric vehicle (EV) and utility grid. Therefore, there are several possibilities to connect, once it can group up to n systems, different or not, in the proposed topology. This interface is known as an Interlink Multi-Port Converter (IMPC), which supply power in any direction and centralized control of the flow between the converter ports. Furthermore, it is possible to connect the systems directly to the IMPC, as a consequence, ensuring that the sources are not connected to the same bus, as well as, reducing the need for additional DC-DC converters and the systems can operate at different rated voltages and current. Due to its multidirectional functioning, a port can be responsible for supplying or receiving energy, demanding, however, the observance of the duty-cycle control when providing it or the phase-shift control when collecting energy. Thus, control strategies are elaborated using techniques, such as selective control, uncoupling the operation modes of the IMPC converter (supplying/receiving energy) through the hybrid predictive current controller. At last, the simulations are implemented in the PSIM® software, in order to evaluate the robustness of the control and validate the performance of the IMPC in managing the power flow between the ports.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConversor Multiportapt_BR
dc.subjectConversor Interlink Multiportapt_BR
dc.subjectControlador Preditivopt_BR
dc.subjectControle Seletivopt_BR
dc.subjectFlyback Multidirecional Multi-Enrolamentopt_BR
dc.subjectInterlink Multi-Port Converterpt_BR
dc.subjectMultiport Converterpt_BR
dc.subjectMulti-winding Multidirectional Flyback converterpt_BR
dc.subjectPredictive Controllerpt_BR
dc.subjectSelective Controlpt_BR
dc.subjectModel Predictive controlpt_BR
dc.subjectMPCpt_BR
dc.titleConversor Interlink Multiportas: conversor flyback multidirecional multi-enrolamentospt_BR
dc.title.alternativeConversor Interlink Multiportas: conversor flyback multidirecional multi-enrolamentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Aniel Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8844251698422960pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Neto, Pedro José dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7639620909227183pt_BR
dc.contributor.referee2Tofoli, Fernando Lessa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0182863293347169pt_BR
dc.contributor.referee3Lopes, Luiz Antônio Correa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870816836434587pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6691873139564242pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade apresentar uma nova topologia de conversor multiporta CC-CC. Intitulado de flyback multidirecional multi-enrolamentos de n portas (entradas/saídas); operando como uma interface de ligação entre sistema fotovoltaico, carga CC, sistema de armazenamento/fornecimento em baterias, sistema de energia eólica, veículo elétrico (Electric vehicle - EV) e rede de distribuição. Portanto, há várias possibilidades de combinações, uma vez que pode-se agrupar até n sistemas, distintos ou não, para conectar na estrutura proposta. Essa interface é conhecida como conversor interlink multiporta (Interlink Multiport Converter - IMPC) com a capacidade de fluxo de potência multidirecional e controle centralizado do fluxo entre as portas do conversor. Além disso, é possível conectar os sistemas diretamente ao IMPC, assim, assegura-se que as fontes não estejam conectadas no mesmo barramento, além do mais, reduz-se a necessidade de conversores CC-CC adicionais e podem operar em tensões e correntes nominais diferentes. Em decorrência do seu funcionamento multidirecional, uma porta pode ser responsável pelo fornecimento ou recebimento de energia, exige-se, entretanto, a observância do controle da razão cíclica na hora de fornecê-la ou do controle por phase-shift, defasagem dos pulsos dos interruptores, na coleta de energia. Assim, elaboram-se estratégias de controle utilizando de técnicas, como o controle seletivo, desacoplando os modos de operação do conversor IMPC (fornecimento/recebimento de energia) por meio de um controlador preditivo de corrente híbrido. Por fim, as simulações são implementadas no software PSIM® com a finalidade de avaliar a robustez do controle e validar o desempenho do IMPC em gerenciar o fluxo de potência entre as portas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration183pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.172pt_BR
dc.orcid.putcode110398518-
dc.crossref.doibatchidc8d8118b-a82a-4952-9f8d-f2d7ecaf7152-
dc.subject.autorizadoEngenharia Elétricapt_BR
dc.subject.autorizadoAutomaçãopt_BR
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