Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34345
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3611-9738
Document type: Trabalho de Conclusão de Residência
Access type: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Representações em pacientes pós-COVID-19 frente experiências de internações prolongadas
Alternate title (s): Representations of post-COVID-19 patients facing prolonged hospitalizations experiences
Representaciones de pacientes post-COVID-19 que enfrentan experiencias de hospitalización Prolongada
Author: Amorim Júnior, Maurício Gonçalves
First Advisor: Oliveira, Luma de
First coorientator: Cunha, Gizelle Mendes Borges
First member of the Committee: Gallego, Patrícia Barberá
Second member of the Committee: Rezende, Gabriela Teixeira de
Third member of the Committee: Cunha, Thúlio Marquez
Summary: A pandemia tem impactado a saúde mental da população e deixado marcas significativas nos sujeitos que adoecem pelo Coronavírus. O termo “pós-COVID” tem sido utilizado para abarcar as sequelas multissistêmicas geradas pela contaminação. Atuando como psicólogo pelo Programa de Residência Multiprofissional em um hospital público, pretendeu-se investigar neste trabalho como as vivências de internação grave têm sido subjetivadas pelos sobreviventes após desospitalização. Realizou-se um estudo de caso de três pacientes acolhidos no Ambulatório Pós-COVID-19 do hospital. A investigação deu-se por observação, entrevistas e consultas aos prontuários com o consentimento dos participantes. Utilizou-se a Psicanálise como abordagem teórica, recorrendo aos conceitos de desamparo, trauma e angústia.Verificou-se que o adoecimento trouxe respostas singulares dos pacientes quanto aos seus efeitos no psiquismo, não incorrendo necessariamente no trauma psicológico. Destaca-se a necessidade de criação de espaços de atendimento multiprofissional como forma de cuidado integral a estes indivíduos.
Abstract: A pandemia tem impactado a saúde mental da população e deixado marcas significativas nos sujeitos que adoecem pelo Coronavírus. O termo “pós-COVID” tem sido utilizado para abarcar as sequelas multissistêmicas geradas pela contaminação. Atuando como psicólogo pelo Programa de Residência Multiprofissional em um hospital público, pretendeu-se investigar neste trabalho como as vivências de internação grave têm sido subjetivadas pelos sobreviventes após desospitalização. Realizou-se um estudo de caso de três pacientes acolhidos no Ambulatório Pós-COVID-19 do hospital. A investigação deu-se por observação, entrevistas e consultas aos prontuários com o consentimento dos participantes. Utilizou-se a Psicanálise como abordagem teórica, recorrendo aos conceitos de desamparo, trauma e angústia.Verificou-se que o adoecimento trouxe respostas singulares dos pacientes quanto aos seus efeitos no psiquismo, não incorrendo necessariamente no trauma psicológico. Destaca-se a necessidade de criação de espaços de atendimento multiprofissional como forma de cuidado integral a estes indivíduos.
La pandemia ha impactado la salud mental de la población y dejado importantes huellas en los sujetos que enferman con el Coronavírus. Se há utilizado el término “Post-COVID” para englobar las secuelas multisistémicas generadas por la contaminación. Actuando como psicólogo a través del Programa de Residencia Multiprofesional en un hospital publico, se pretendió investigar como las experiencias de hospitalización grave han sido subjetivadas por sobrevivientes. Fue realizado un estudio de caso de tres pacientes atendidos en el Ambulatorio Post-COVID-19 del hospital. La investigación se llevó a cabo a través de la observación, entrevistas y consultas a las historias clínicas de los participantes. Se utilizó el psicoanálisis para la articulación teórica con los conceptos de desamparo, trauma y angustia. Se constató que la enfermedad trae respuestas únicas de los pacientes cuanto a sus efectos en la psique, no necessariamente incurriendo en trauma psicológico. Se destaca la necesidad de generar espacios de atención multiprofesional como forma de atención integral a estas personas.
Keywords: Saúde mental
Pandemia
Covid-19
Psicanálise
Trauma
Mental health
Pandemic
Covid-19
Psychoanalysis
Trauma
Salud mental
Pandemia
Covid-19
Psicoanálisis
Trauma
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: AMORIM JÚNIOR, Maurício Gonçalves. Representações de pacientes pós COVID-19 frente experiências de internações prolongadas. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34345
Date of defense: 11-Mar-2022
Appears in Collections:TCR - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepresentaçõesPacientesPós.pdf
  Until 2024-03-11
403.01 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons