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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4898-9930
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A relação da divulgação das práticas ESG com o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto
Título(s) alternativo(s): The relationship of the disclosure of ESG practices with the market value of publicly traded Brazilian companies
Autor(es): Martins, Mayra
Primeiro orientador: Cunha, Moisés Ferreira da
Primeiro membro da banca: Almeida, Neirilaine Silva de
Segundo membro da banca: Minardi, Andrea Maria Accioly Fonseca
Resumo: O termo ESG, simbolizando a preocupação das empresas com questões ambientais, sociais e de governança corporativa tem recebido muita atenção no mercado de capitais. Com isso, o presente estudo teve como objetivo geral investigar qual a associação da divulgação da prática de fatores de sustentabilidade ESG por empresas brasileiras de capital aberto com os seus valores de mercado, verificando o ESG (total) e também os fatores separadamente (environmental, social and governance) como objetivos específicos. A amostra da pesquisa teve dados de 106 empresas da B3, entre o período de 2012 a 2020. Como metodologia, foram utilizadas as bases Bloomberg para os dados ESG e Refinitiv Thomson Reuters para as demais variáveis. As variáveis para valor de mercado foram Q de Tobin e market-to-book, para criação de maior robustez e, como técnica estatística, a regressão de dados em painel. Como resultado, verificou-se que os fatores ESG não se apresentaram significantes em relação ao valor de mercado, com exceção da variável S (social), que mostrou associação marginalmente significante e positiva com a métrica Q de Tobin. Assim, pode-se considerar que a divulgação do fator social é a única, até o momento, que se coloca como relevante para os participantes do mercado de capitais brasileiro.
Abstract: The ESG term, symbolizing the concern of companies with environmental, social and corporate governance issues, is the newest attention of the capital market. Thus, this study aimed to investigate the association between the disclosure of the practice of sustainability ESG factors by publicly traded Brazilian companies with their market values, checking the ESG (total) and also the factors separately (environmental, social and governance) as specific objectives. The research sample had data from 106 B3 companies, between 2012 and 2020. As a methodology, the Bloomberg databases were used for ESG data and Refinitiv Thomson Reuters for the other variables. The variables for market value were Tobin's Q and market-to-book, to create greater robustness and, as a statistical technique, panel data regression. As a result, it was found that the ESG factors were not significant in relation to market value, with the exception of variable S (social), which showed a significant and positive association with Tobin's Q metric. Thus, it can be considered that the disclosure of the social factor is the only one, so far, that stands out as relevant for participants in the Brazilian capital market.
Palavras-chave: ESG
ESG
Sustentabilidade no Brasil
Brazilian sustainability
Valor de mercado
Market value
Q de Tobin
Tobin's Q
Market-to-Book
Market-to-Book
Contabilidade
Accounting
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Assunto: Contabilidade
Controladoria
Sustentabilidade e meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Referência: MARTINS, Mayra. A relação da divulgação das práticas ESG com o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.175.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.175
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34335
Data de defesa: 23-Fev-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

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