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dc.creatorMartins, Mayra-
dc.date.accessioned2022-03-23T15:24:46Z-
dc.date.available2022-03-23T15:24:46Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationMARTINS, Mayra. A relação da divulgação das práticas ESG com o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.175.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34335-
dc.description.abstractThe ESG term, symbolizing the concern of companies with environmental, social and corporate governance issues, is the newest attention of the capital market. Thus, this study aimed to investigate the association between the disclosure of the practice of sustainability ESG factors by publicly traded Brazilian companies with their market values, checking the ESG (total) and also the factors separately (environmental, social and governance) as specific objectives. The research sample had data from 106 B3 companies, between 2012 and 2020. As a methodology, the Bloomberg databases were used for ESG data and Refinitiv Thomson Reuters for the other variables. The variables for market value were Tobin's Q and market-to-book, to create greater robustness and, as a statistical technique, panel data regression. As a result, it was found that the ESG factors were not significant in relation to market value, with the exception of variable S (social), which showed a significant and positive association with Tobin's Q metric. Thus, it can be considered that the disclosure of the social factor is the only one, so far, that stands out as relevant for participants in the Brazilian capital market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectSustentabilidade no Brasilpt_BR
dc.subjectBrazilian sustainabilitypt_BR
dc.subjectValor de mercadopt_BR
dc.subjectMarket valuept_BR
dc.subjectQ de Tobinpt_BR
dc.subjectTobin's Qpt_BR
dc.subjectMarket-to-Bookpt_BR
dc.subjectMarket-to-Bookpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.titleA relação da divulgação das práticas ESG com o valor de mercado das empresas brasileiras de capital abertopt_BR
dc.title.alternativeThe relationship of the disclosure of ESG practices with the market value of publicly traded Brazilian companiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Moisés Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314013762582069pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Neirilaine Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223797601220723pt_BR
dc.contributor.referee2Minardi, Andrea Maria Accioly Fonseca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6355002224099333pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6251617245279982pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO termo ESG, simbolizando a preocupação das empresas com questões ambientais, sociais e de governança corporativa tem recebido muita atenção no mercado de capitais. Com isso, o presente estudo teve como objetivo geral investigar qual a associação da divulgação da prática de fatores de sustentabilidade ESG por empresas brasileiras de capital aberto com os seus valores de mercado, verificando o ESG (total) e também os fatores separadamente (environmental, social and governance) como objetivos específicos. A amostra da pesquisa teve dados de 106 empresas da B3, entre o período de 2012 a 2020. Como metodologia, foram utilizadas as bases Bloomberg para os dados ESG e Refinitiv Thomson Reuters para as demais variáveis. As variáveis para valor de mercado foram Q de Tobin e market-to-book, para criação de maior robustez e, como técnica estatística, a regressão de dados em painel. Como resultado, verificou-se que os fatores ESG não se apresentaram significantes em relação ao valor de mercado, com exceção da variável S (social), que mostrou associação marginalmente significante e positiva com a métrica Q de Tobin. Assim, pode-se considerar que a divulgação do fator social é a única, até o momento, que se coloca como relevante para os participantes do mercado de capitais brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.175pt_BR
dc.orcid.putcode110309461-
dc.crossref.doibatchidc8d8118b-a82a-4952-9f8d-f2d7ecaf7152-
dc.subject.autorizadoContabilidadept_BR
dc.subject.autorizadoControladoriapt_BR
dc.subject.autorizadoSustentabilidade e meio ambientept_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

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