Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34334
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2972-6254
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2022-03-21
Título: Influência dos concentrados sanguíneos no controle dos sinais e sintomas inflamatórios após a exodontia dos terceiros molares inferiores: revisão de escopo
Autor: Fernandes, Alessandra Gondim
Primer orientador: Paranhos, Luiz Renato
Primer miembro de la banca: Silva, Marcelo Caetano Parreira da
Segundo miembro de la banca: Araújo, Paula Caetano
Resumen: A extração de terceiros molares é o procedimento cirúrgico bastante realizado nos consultórios odontológicos públicos e privados. Terapêuticas alternativas ao controle dos sinais e sintomas inflamatórios, como o uso dos concentrados após a remoção desse elemento dental têm sido utilizadas. O presente estudo teve como objetivo mapear a eficácia dos concentrados, por meio de uma revisão de escopo, no controle da dor, edema e abertura bucal em pacientes que tiveram o(s) terceiro(s) molar(es) inferior(es) removido(s). Uma busca sistemática da literatura foi realizada utilizando as bases de dados EMBASE, MedLine (via PubMed), Web of Science, Scopus, Cochrane Library, LILACS e SciELO. Além disso, as bases OpenGrey e MedRxiv foram acessadas para uma pesquisa parcial da “literatura A estratégia de busca levou ao quantitativo de 1097 estudo, dos quais 31 foram selecionados 31 artigos para análise qualitativa. A síntese qualitativa foi conduzida de forma narrativa e descritiva comparando, entre os grupos teste e controle, os escores da dor por meio da escala visual analógica, o edema por meio de mensurações lineares na face e a abertura bucal por meio da distância interincisal. Foram considerados escores referentes a média e desvio padrão mediana ou resultados baseados em escores qualitativos como: ausência de dor, dor moderada e dor intensa . Houve heterogeneidade quanto as informações sobre a classificação da posição terceiro molar inferior segundo WINTER (1926) ou PELL e GREGORY (1933), quantificação dos elementos dentais removidos, tipo de retalho utilizado, realização de osteotomia, intervalo entre as sessões cirúrgicas, medicações utilizadas no pré e pós operatório, concentrados sanguíneos e os protocolos para sua aquisição. A fibrina rica em plaquetas e leucócitos (PRF/L PRF) foi o concentrado sanguíneo mais utilizado, seguido pelo plasma rico em plaquetas (PRP), fibrina rica em plaquetas avançada A PRF ) e o fator de crescimento concentrado (CGF). Ainda não há evidência científica suficiente para corroborar o real desfecho desses concentrados sanguíneos diante dos sinais e sintomas inflamatórios. Dessa forma, é necessário que sejam realizados estudos com padronização na classificação do terceiro molar inferior, métodos para mensuração do desfecho analisado e expressão padronizada dos resultados.
Palabras clave: Cirurgia oral
Terceiro molar
Cicatrização de feridas
Fibrina rica em plaquetas
Morbidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FERNANDES, Alessandra Gondim. Influência dos concentrados sanguíneos no controle dos sinais e sintomas inflamatórios após a exodontia dos terceiros molares inferiores: revisão de escopo. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34334
Fecha de defensa: 14-feb-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InfluênciaConcentradosSanguíneos.pdf2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.