Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34320
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Existe diferença na estabilidade primária e secundária e na taxa de sobrevivência de implantes hidrofílicos em comparação com Implantes não hidrofílicos? Uma revisão sistemática e meta-análise
Autor(es): Salge, Verônica Martins
Primeiro orientador: Oliveira, Guilherme José Pimentel Lopes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Ana Paula
Segundo membro da banca: Soares, Priscilla
Resumo: O objetivo desta revisão sistemática e meta-análise foi comparar a estabilidade primária e secundária, e as taxas de sobrevivência em implantes dentários com diferentes graus de molhabilidadde (superfícies hidrofílicas versus não hidrofílicas). A questão específica era: Existe diferença na estabilidade primária e secundária e na sobrevivência dos implantes hidrofílicos em comparação com os implantes não hidrofílicos?. O protocolo de revisão foi registrado no PROSPERO (CRD42021266722). Quatro bancos de dados eletrônicos (MEDLINE/PubMed, Web of Science, Scopus e Cochrane Library) e a literatura cinzenta (ProQuest) foram utilizados para a seleção dos artigos publicados até setembro de 2021, sem restrições de linguagem ou período. Ensaios clínicos controlados randomizados (RCTs) e estudos clínicos prospectivos com implante de superfície hidrofílica foram comparados a implantes de superfície não hidrofílica em mandíbulas e maxilas. O risco de viés foi avaliado utilizando a ferramenta Rob 2.0. A meta-análise foi realizada pelo Review Manager 5.4, considerando a análise de frequência de ressonância (RFA) da média do coeficiente de estabilidade do implante (ISQ) para cada período de avaliação (momento da instalação dos implantes 4, 6, 8 e 12 semanas do procedimento cirúrgico). Em geral, não houve diferença na estabilidade primária e secundária dos implantes com superfície hidrofílica em comparação com implantes com superfície não hidrofílica, como demonstrado na meta-análise em todos os períodos de avaliação. Além disso, ambos os tipos de implantes apresentaram alto nível de taxas de sobrevivência. Pode-se concluir que implantes com superfície hidrofílica apresentaram estabilidade primária e secundária semelhante aos implantes com superfície não hidrofílica.
Palavras-chave: Estabilidade do implante
Superfície dos implantes
Meta-análise
Osseointegração
Taxas de sobrevivência
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SALGE, Verônica Martins. Existe diferença na estabilidade primária e secundária e na taxa de sobrevivência de implantes hidrofílicos em comparação com implantes não hidrofílicos? Uma revisão sistemática e meta-análise. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34320
Data de defesa: 14-Fev-2022
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExisteDiferençaEstabilidade.pdf6.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.