Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34315
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2137-9705
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Discurso, cognição e sociedade: a prática social de ingresso e de permanência no ensino superior público por meio de cotas sociais e raciais
Título(s) alternativo(s): Discourse, cognition and society: the social practice of ingress and permanence in university through social and racial quotas
Autor(es): Guisardi, Conceição Maria Alves de Araújo
Primeiro orientador: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Primeiro coorientador: van Dijk, Teun Adrianus
Primeiro membro da banca: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Segundo membro da banca: Lima, Maria Cecília de
Terceiro membro da banca: Natale, Raquelli
Quarto membro da banca: Vieira, Viviane Cristina
Resumo: Esta tese de doutorado teve como objetivo primordial investigar a prática social de ingresso e de permanência de alunos oriundos de escolas públicas (em grande medida de escolas localizadas nas periferias) em universidades, por meio de cotas sociais e raciais, e a representação discursiva dessa prática e desses alunos. Para isso, foi considerada a relação entre discurso, cognição e sociedade. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, na qual investiguei, por meio do método multifatorial (dois métodos para coleta e geração de dados - corpus de reportagens e realização de entrevista) essa prática social, considerando elementos que são parte dela, tais como: discurso, cognição, instituições, processos, dentre outros. Importa explicar que, neste ano de 2022, em um cenário totalmente polarizado, será discutida a renovação da política de cotas (Ação Afirmativa - AA), para ingresso na universidade. As cotas são criticadas por muitos atores sociais, principalmente por aqueles que negam a necessidade de reparação do nosso passado histórico, de um período cruel de colonização e de escravização. O que eles não conhecem (ou não querem conhecer) é a importância das cotas na vida dos/das estudantes e a potencialidade dessa AA para “ajuste de rotas”. Alguns atores sociais desconhecem também as determinações da Lei 12.711/12, inclusive os próprios cotistas não são informados sobre seus direitos. Apesar do direito ao ingresso na universidade, por meio de cotas, estar pautado em lei, os estudantes oriundos de escolas públicas são representados e identificados por atores sociais, que são contra a política de cotas, como incapazes, como aqueles que têm menor rendimento do que os alunos não cotistas, como estudantes com sérias dificuldades de produção científica, como “inimigos” dos não-cotistas, dentre outras representações e identificações. Além disso, são vítimas de práticas discriminatórias e práticas racistas. O estudante cotista precisa também resistir para permanecer na universidade, pois sofre com a questão financeira, com a falta de bolsa, de alimentação etc. Como é uma situação de resistir dentro da universidade, devido ao racismo institucional, devido ao próprio racismo estrutural, devido ao fato do estudante ser oriundo de periferia, de estar em situação de pobreza, há evidenciada uma polarização entre NÓS X ELES. Essas posições ideológicas são corporizadas no uso da linguagem e as relações de poder implícitas a ela são, geralmente, obscuras para os diferentes atores sociais. Pensando em desvelar isso e considerando a relação com o tema desta tese de doutorado, empreendi uma análise de cinco reportagens on-line e de entrevistas realizadas com 32 (trinta e dois) participantes, dentre eles cotistas, ex-cotistas e professores universitários, sobre essa temática. Como universo da pesquisa, escolhi duas universidades públicas, uma localizada no Distrito Federal e outra localizada em Minas Gerais. E como aporte teórico-metodológico, utilizei os preceitos da Análise de Discurso Crítica ou Estudos Críticos do Discurso (ADC/ECD), de abordagem dialético-relacional (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003) e de abordagem sociocognitiva (VAN DIJK, 2015, 2016, 2017a, 2017b, 2018, 2021). Realizei, com o apoio dos orientadores desta tese, uma articulação dessas duas abordagens, criando uma proposta de arcabouço para análise. Os resultados das análises das reportagens e das entrevistas apontaram que os cotistas se representam e se identificam, na maioria das vezes, de forma negativa. Eles representam o sistema de cotas como uma AA necessária, como uma oportunidade e que precisa ser mantida, apesar dos obstáculos e rogam por mudanças nas bancas de heteroidentificação. Ganharam relevo também, no corpus analisado, algumas avaliações positivas quando se tratava da representação e identificação dos cotistas feitas por outros atores sociais, tais como professores universitários e produtores das reportagens. Enfim, o objetivo maior é que este estudo possa contribuir para uma reflexão e transformação/minimização (OTTONI, 2019) da situação de injustiça que envolve o sistema de cotas sociais e raciais.
Abstract: This doctoral thesis was aimed at investigating the social practice of entry and permanence of students from public schools (to a large extent of schools located at the outskirts) in universities, through social and racial quotas, and the discursive representation of this and these students. For this, the relation between discourse, cognition and society was considered. It is ethnographic research, in which I investigated, through the multifactorial method (two methods for collecting and data generation - corpus of reports and interview) this social practice, considering elements that are part of it, such as: speech , cognition, institutions, processes, among others. It should be explained that in a fully polarized scenario in a fully polarized scenario, the renewal of quota policy (affirmative action - AA) will be discussed, for entry into the university. Quotas are criticized by many social actors, mainly by those who deny the need to repair our historical past, a cruel period of colonization and enslavement. What they do not know (or do not want to know) is the importance of quotas in the life of students and the potential of this AA for “route adjustment.” Some social actors also unaware of the determinations of Law 12.711/12, including their own courts are not informed about their rights. Despite the right to entry at the university, through quotas, be based on law, students from public schools are represented and identified by social actors, which are against policy of quotas, such as those who have less income That students are not quoted, as students with serious difficulties of scientific production, such as “enemies” of other students who didn´t enter by quotas, among other representations and identifications. In addition, they are victims of discriminatory practices and racist practices. The student also needs to resist to remain at the university because it suffers from the financial issue, without assistance, feed etc. As a situation of resisting within university, due to institutional racism, due to its own structural racism, due to the fact that the student is coming out of periphery, of being in a situation of poverty, there is evidenced a polarization between WE x THEY. These ideological positions are embodied in the use of language and implicit power relations are usually obscure for different social actors. Thinking of unveiling this and considering the relation with the theme of this doctoral thesis, I undertook an analysis of five online reports and interviews with 32 (thirty-two) participants, among them, students who are studying by quotas, students who have completed the course by quotas and university professors, about this theme. As a research universe, I chose two public universities, one located in the Federal District and another located in Minas Gerais. And as theoretical-methodological contribution, I used the precepts of Critical Discourse Analysis or Critical Discourse Studies (CDA/CDS), a dialectical-relational approach (CHOULIAKAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003) and Sociocognitive approach (VAN DIJK, 2015, 2016, 2017a, 2017b, 2018, 2021). I held, with the support of the advisor professors of this thesis, an articulation of these two approaches, creating a framework proposal for analysis. The result of reporting analyzes and interviews pointed out that the courts are represented and identify themselves, most of the time, negatively. They represent the system of quotas as a necessary AA, as an opportunity and that needs to be maintained, despite obstacles and “pray” for changes in heteroing facilities. They also raised, in the corpus analyzed, some positive evaluations when it was the representation and identification of the quotes made by other social actors, such as university professors and producers of reporting. Anyway, the greater aim is that this study can contribute to a reflection and transformation/minimization (OTTONI, 2019) of the situation of injustice involving the system of social and racial quotas.
Palavras-chave: Prática Social
Cotas Sociais e Raciais
Análise de Discurso Crítica
Estudos Críticos do Discurso
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Liguística
Estudos línguísticos e literários
Análise crítica do discurso
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo. Discurso, cognição e sociedade: a prática social de ingresso e de permanência no ensino superior público por meio de cotas sociais e raciais. 2022. 372f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.699.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.699
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34315
Data de defesa: 24-Jan-2022
Aparece nas coleções:TESE - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiscursoCogniçãoSociedade.pdf6.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.