Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34230
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Corpo, gênero e sexualidade em um livro didático de Ciências da Natureza do PNLD/EJA 2014
Título (s) alternativo (s): Body, gender and sexuality in a textbook of Natural Sciences of the PNLD/EJA 2014
Autor: Marques, Youry Souza
Primer orientador: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Primer miembro de la banca: Paranhos, Rones de Deus
Segundo miembro de la banca: Santos, Claudiene
Resumen: O que e como é dito sobre corpo, gênero e sexualidade nos componentes disciplinares da área das Ciências da Natureza na coleção didática destinada a EJA - Ensino Médio aprovada pelo PNLD/EJA - 2014? Foi a pergunta norteadora da dissertação realizada no âmbito da Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Desse modo, foram traçados como objetivo geral: Analisar os dizeres sobre corpo, gênero e sexualidade presentes nos componentes disciplinares da área das Ciências da Natureza de uma coleção didática aprovada pelo PNLD/EJA 2014. Como objetivos específicos: (i) Identificar os ditos e não ditos sobre corpo, gênero e sexualidade no livro analisado (ii) Descrever a partir de textos escritos e imagéticos localizados nos componentes disciplinares da área das Ciências da Natureza, o modo como são apresentados os corpos, os gêneros e as sexualidades. O aporte teórico desta pesquisa está fundamentada no campo teórico dos Estudos Culturais na sua vertente em diálogo com campos teórico-epistemológico críticos e pós-críticos, bem como com alguns preceitos das teorizações foucaultianas e de gênero e educação. Do ponto de vista da metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que fez uso da Análise Cultural, bem como da análise documental. Assim, o livro didático por nós reconhecido em sua multiplicidade, foi tomado como artefato cultural e como documento. Portanto, escolhemos o livro didático que contém os componentes disciplinares de Ciências da Natureza da EJA - Ensino Médio aprovado pelo PNLD/EJA – 2014 como fonte de pesquisa, adotado nas escolas públicas brasileiras e acessado nas bibliotecas dessas instituições. O livro é endereçado a um público estudantil específico, inserido no mercado de trabalho ou em busca de maior qualificação profissional, com linguagem que naturaliza o masculino genérico. O livro aborda distintas profissões, ocupações e postos de trabalho, caracterizando a relação entre esfera pública e esfera privada, imagens de homens em contextos plurais de exercícios laborais e de mulheres ao lar ou à área da saúde. Nesse exame investigativo, notamos que há um evidente posicionamento dos sujeitos assentado nas demarcações construídas na expectativa de sexo-corpo-gênero e trabalho. Ao empreendermos análises considerando o corpo como a base material para o entrelaçamento de gênero, raça/etnia e fases da vida, constatamos que as imagens de homens brancos adultos são numericamente em maior quantidade do que qualquer outra. A discussão sobre sexualidade está, majoritariamente, localizada no componente de Biologia, apresentada na perspectiva biomédica, atrelada aos temas sexo, HIV/Aids, preservativos, hormônios e reprodução humana sexuada, fortemente construída na lógica binária e heterossexual. Em contrapartida, nos deparamos com algumas resistências em locais pontuais, que apresentam ensinamentos plurais sobre corpo, gênero e sexualidade, com destaque, em grande medida, nos textos complementares do livro didático.
Abstract: What and how body, gender and sexuality are discussed in the disciplinary components of the Natural Sciences area of the didactic collection for EJA - High School approved by PNLD/EJA - 2014? That was the guiding question of the dissertation carried out in the scope of the Education in Science and Mathematics Research Line, of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia. Thus, the general objective was outlined: To analyze the sayings about body, gender and sexuality present in the disciplinary components of the Natural Sciences area of a didactic collection approved by PNLD/EJA 2014. As specific objectives: (i) Identify the sayings and unspoken about body, gender and sexuality in the analyzed book (ii) Describe the way in which bodies, genders and sexualities are presented by written texts and images located in the disciplinary components of the Natural Sciences area. The theoretical contribution of this research is based on the theoretical field of Cultural Studies in its strand in dialogue with critical and post-critical theoretical-epistemological fields, as well as with some precepts of Foucault's theories of gender and education. From the standpoint of methodology, it is characterized as a qualitative approach to research, using Cultural Analysis and document analysis. Hence, the textbook, recognized by us in its multiplicity, was taken as a cultural artifact and as a document. Therefore, we chose the textbook that contains the discipline components of Nature Sciences of EJA - High School approved by PNLD/EJA - 2014 as a research source, adopted in Brazilian public schools and accessed in the libraries of these institutions. The book is addressed to a specific student audience, inserted in the job market or in search of greater professional qualification, the language utilized naturalizes the generic male. The book addresses different professions, occupations and jobs, characterizing the relationship between the public and private spheres, images of men in plural contexts of work exercises and those of women described at home or in the health area. In this investigative examination, we note that there is an evident positioning of the subjects based on the demarcations built on the expectation of sex-body-gender and work. When carrying out analyzes considering the body as the material basis for the intertwining of gender, race/ethnicity and life stages, we found that the images of adult white men are numerically greater than any other. The discussion on sexuality is mostly located in the Biology component, presented from a biomedical perspective, linked to the themes of sex, HIV/AIDS, condoms, hormones and sexual human reproduction, strongly built on binary and heterosexual logic. On the other hand, we face some resistance in specific places, which present plural teachings about the body, gender and sexuality, highlighted, to a large extent, in the complementary texts of the textbook.
Palabras clave: LD
LD
Corpo, gênero e sexualidade
Body; gender and sexuality
Educação de jovens e adultos
Youth and adult education
Ensino médio
High school
Educação
Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Educação de jovens e adultos
Ciências (Supletivo)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: MARQUES, Youry Souza. Corpo, gênero e sexualidade em um livro didático de Ciências da Natureza do PNLD/EJA 2014. 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.612.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.612
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34230
Fecha de defensa: 26-nov-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CorpoGêneroeSexualidade.pdfDissertação3.59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.