Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34186
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Níveis de gordura inerte de palma ração para cabritos: avaliação de desempenho produtivo e metabólico
Autor(es): Vilaça, Lucas Eduardo Gonçalves
Primeiro orientador: Macedo Junior, Gilberto de Lima
Primeiro membro da banca: Silva, Simone Pedro da
Segundo membro da banca: Schultz, Érica Beatriz
Resumo: As fontes de gordura representam importante componente na alimentação de ruminantes, já que fornecem 2,25 vezes mais energia que carboidratos, sendo que novas fontes, como gorduras inertes da degradação do rúmen , são uma boa opção devido ao seu perfil de ácidos graxos. Objetivou-se avaliar o desempenho e metabolismo de cabritos alimentados com níveis crescente e gordura inerte de palma na dieta. Foram utilizados 16 cabritos distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, mestiços leiteiros, machos inteiros com idades iniciais de 60 dias e 18,66 kg de peso vivo. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com medidas repetidas no tempo, possuindo quatro tratamentos, sendo eles: 0, 25, 50 e 75gramas de gordura inerte de palma por cabeça e quatro repetições por tratamento. Foram avaliadas as medidas morfométricas dos tratamentos e períodos foram comparadas pelo estudo de regressão (P<0,05). As avaliações de ganho de peso foram feitas semanalmente e as medidas biométricas, ECC e avaliação de metabólitos sanguíneos, quinzenalmente até o final do experimento, que teve duração de 60 dias. Ocasionou aumento nas variáveis colesterol, triglicerídeos, lipoproteína de alta densidade (HDL), diminuição da lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteína de baixa densidade (LDL) e elevação do ácido úrico em relação ao tratamento e ao período, para os outros metabólitos como glicose, ureia, creatinina, proteína total, albumina, globulinas, aspartato Aminotranferase (AST) e gamaglutamiltransferase (GGT) sofreram alterações em relação ao período experimental. Com o presente trabalho, conseguimos avaliar as interações benéficas que ocorreram durante o período experimental e os diferentes níveis de gordura inerte de palma, como o aumento do colesterol que participa da síntese de hormônios beneficiando a reprodução, triglicerídeos que são fontes de energia para os animais, diminuição da lipoproteína VLDL que transporta o colesterol da fígado para tecidos periféricos podendo leva a formação de placas nos vasos sanguíneos prejudicando a circulação de sangue, e diminuição da relação CT/HDL e LDL/HDL que quanto menor essa relação maior será as concentrações de HDL favorecendo transporte de colesterol dos tecidos periféricos para o fígado para produção de energia, hormônios, absorção de vitaminas lipossolúveis e sais biliares.
Palavras-chave: Cabritos
Goats
ECC
Inert fat
Gordura inerte
Biometric measurements
Medidas biométricas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VILAÇA, Lucas Eduardo Gonçalves. Níveis de gordura inerte de palma ração para cabritos: avaliação de desempenho produtivo e metabólico. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34186
Data de defesa: 4-Fev-2022
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NíveisGorduraInerte.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.