Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34041
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7789-9726
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Relatos de experiências vividas no ensino remoto de matemática
Autor(es): Rodrigues, Josuelton dos Santos
Primeiro orientador: Pereira, Lúcia Resende
Primeiro membro da banca: Marin, Douglas
Segundo membro da banca: Pereira, Giselle Moraes Resende
Resumo: Este trabalho teve por finalidade fazer um relato da experiência vivida por um professor, enquanto estagiário, destacando as dificuldades encontradas por ele nesta nova modalidade de ensino remoto e ainda mais por envolver um conteúdo tão temido por muitos, como o de matemática. Dentre os objetivos vale destacar: identificar as possíveis razões que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado de matemática, especificamente em um contexto remoto e compreender de que forma o atual ensino remoto pode refletir nos estudos da matemática. A metodologia empregada foi a descritiva, reflexiva, analítica e investigativa. O trabalho consistiu em um relato de experiência, resultado de reflexão que integra a construção teórica e as experiências vivenciadas ao longo da disciplina Estágio Supervisionado do Curso Licenciatura em Matemática na modalidade a distância realizado pelo estagiário. Com a intenção de dar conta do objetivo proposto, optamos pelo método qualitativo de pesquisa. O local de atuação dos estágios e monitoria foi nas dependências das Escolas públicas de Uruana de Minas, Escola Municipal Gustavo Capanema e Escola Estadual Darci Ribeiro. Será importante destacar que, este Estágio nestas escolas foi feito em sua maior parte de forma remota, tendo apenas alguns momentos presenciais no final do estágio. Foi possível observar que, as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos foram: a difícil adaptação ao novo método de aprendizagem, a dificuldade de conexão à internet e com os recursos tecnológicos. Posso afirmar que, as experiências vivenciadas por mim foram de extrema importância para minha formação docente.
Palavras-chave: Ensino remoto
Remote teaching
Covid19
Learning
Aprendizagem
Supervised internship
Estágio supervisionado
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODRIGUES, Josuelton dos Santos. Relatos de experiências vividas no ensino remoto de matemática. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Matemática, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34041
Data de defesa: 14-Jan-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelatosExperiênciasVividas.pdf3.94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.