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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: História da educação e literatura em Érico Veríssimo: o "ciclo de Clarissa", a professora normalista.
Alternate title (s): History of education and literature in Érico Veríssimo: "The Clarissa cycle", the normalist teacher.
Author: Biasi, Matheus Oliveira Knychala
First Advisor: Inácio Filho, Geraldo
First member of the Committee: Gonçalves Neto, Wenceslau
Second member of the Committee: Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
Third member of the Committee: Noronha, Gilberto César de
Summary: O presente trabalho, em formato de Dissertação de Mestrado, propõe o estudo de cinco obras do escritor e literato gaúcho Érico Lopes Veríssimo (1905 – 1975), nas quais a docência é representada por meio de símbolos, gestos, características fisionômicas, políticas, sociais, econômicas e morais das personagens, com destaque para a professora Clarissa, que permeia todas as obras. Dissertar sobre tais elementos será a força motriz deste trabalho; e as obras que compõem o denominado “Ciclo de Clarissa” são Clarissa (1933), Música ao Longe (1935), Caminhos Cruzados (1935), Um Lugar ao Sol (1936), e Saga (1940). Para realizar um paralelo entre história e literatura, incluindo, neste ínterim, a história da educação no início do século XX, foi necessário estabelecer categorias de análises e estudos sobre esta relação entre Clio e Calíope, bem como adotar o conceito de representação, explorado por Roger Chartier. Destaca-se, diante de todas as propostas do trabalho, o potencial que o cotidiano das personagens, sobretudo Clarissa – e suas observações sobre o outro – evidenciam uma realidade possível dentro do contexto literário em paralelo com a realidade do momento histórico em que as obras são escritas.
Abstract: The present work, in the form of Master Dissertation, proposes the study of five works by Gaucho writer and literate Érico Lopes Veríssimo (1905 - 1975), in which teaching is represented through symbols, gestures, physiognomic, political, social characteristics, economic and moral of the characters, especially Professor Clarissa, who permeates all works. Dissertation on such elements will be the driving force of this work; and Clarissa (1933), Música ao Longe (1935), Caminhos Cruzados (1935), Um Lugar ao Sol (1936), and Saga (1940). In order to draw a parallel between history and literature, including in the meantime the history of education in the early twentieth century, it was necessary to establish categories of analyzes and studies on this relation between Clio and Calliope, as well as to adopt the concept of representation, explored by Roger Chartier. In the face of all the proposals of the work, the potential that the daily life of the characters, especially Clarissa - and their observations on the other - highlights a possible reality within the literary context in parallel with the reality of the historical moment in which the works are written.
Keywords: História
Literatura
História da Educação
Érico Veríssimo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Subject: Educação
Literatura brasileira
Literatura brasileira - História e crítica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: BIASI, Matheus Oliveira Knychala. História da Educação e Literatura em Érico Veríssimo: o "Ciclo de Clarissa", a professora normalista. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5002.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5002
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34009
Date of defense: 12-Mar-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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