Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34009
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Biasi, Matheus Oliveira Knychala | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-25T17:48:26Z | - |
dc.date.available | 2022-01-25T17:48:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-12 | - |
dc.identifier.citation | BIASI, Matheus Oliveira Knychala. História da Educação e Literatura em Érico Veríssimo: o "Ciclo de Clarissa", a professora normalista. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34009 | - |
dc.description.abstract | The present work, in the form of Master Dissertation, proposes the study of five works by Gaucho writer and literate Érico Lopes Veríssimo (1905 - 1975), in which teaching is represented through symbols, gestures, physiognomic, political, social characteristics, economic and moral of the characters, especially Professor Clarissa, who permeates all works. Dissertation on such elements will be the driving force of this work; and Clarissa (1933), Música ao Longe (1935), Caminhos Cruzados (1935), Um Lugar ao Sol (1936), and Saga (1940). In order to draw a parallel between history and literature, including in the meantime the history of education in the early twentieth century, it was necessary to establish categories of analyzes and studies on this relation between Clio and Calliope, as well as to adopt the concept of representation, explored by Roger Chartier. In the face of all the proposals of the work, the potential that the daily life of the characters, especially Clarissa - and their observations on the other - highlights a possible reality within the literary context in parallel with the reality of the historical moment in which the works are written. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Érico Veríssimo | pt_BR |
dc.title | História da educação e literatura em Érico Veríssimo: o "ciclo de Clarissa", a professora normalista. | pt_BR |
dc.title.alternative | History of education and literature in Érico Veríssimo: "The Clarissa cycle", the normalist teacher. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Inácio Filho, Geraldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5354758011229936 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6258906373771462 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3117876869763598 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Noronha, Gilberto César de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9831442183632985 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, em formato de Dissertação de Mestrado, propõe o estudo de cinco obras do escritor e literato gaúcho Érico Lopes Veríssimo (1905 – 1975), nas quais a docência é representada por meio de símbolos, gestos, características fisionômicas, políticas, sociais, econômicas e morais das personagens, com destaque para a professora Clarissa, que permeia todas as obras. Dissertar sobre tais elementos será a força motriz deste trabalho; e as obras que compõem o denominado “Ciclo de Clarissa” são Clarissa (1933), Música ao Longe (1935), Caminhos Cruzados (1935), Um Lugar ao Sol (1936), e Saga (1940). Para realizar um paralelo entre história e literatura, incluindo, neste ínterim, a história da educação no início do século XX, foi necessário estabelecer categorias de análises e estudos sobre esta relação entre Clio e Calíope, bem como adotar o conceito de representação, explorado por Roger Chartier. Destaca-se, diante de todas as propostas do trabalho, o potencial que o cotidiano das personagens, sobretudo Clarissa – e suas observações sobre o outro – evidenciam uma realidade possível dentro do contexto literário em paralelo com a realidade do momento histórico em que as obras são escritas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 78 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5002 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 1835ffa8-583e-43fd-b5bd-10dabdae6d7c | - |
dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Literatura brasileira - História e crítica | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Historiadaeducacaoeliteratura.pdf | 4.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.