Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBiasi, Matheus Oliveira Knychala-
dc.date.accessioned2022-01-25T17:48:26Z-
dc.date.available2022-01-25T17:48:26Z-
dc.date.issued2018-03-12-
dc.identifier.citationBIASI, Matheus Oliveira Knychala. História da Educação e Literatura em Érico Veríssimo: o "Ciclo de Clarissa", a professora normalista. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34009-
dc.description.abstractThe present work, in the form of Master Dissertation, proposes the study of five works by Gaucho writer and literate Érico Lopes Veríssimo (1905 - 1975), in which teaching is represented through symbols, gestures, physiognomic, political, social characteristics, economic and moral of the characters, especially Professor Clarissa, who permeates all works. Dissertation on such elements will be the driving force of this work; and Clarissa (1933), Música ao Longe (1935), Caminhos Cruzados (1935), Um Lugar ao Sol (1936), and Saga (1940). In order to draw a parallel between history and literature, including in the meantime the history of education in the early twentieth century, it was necessary to establish categories of analyzes and studies on this relation between Clio and Calliope, as well as to adopt the concept of representation, explored by Roger Chartier. In the face of all the proposals of the work, the potential that the daily life of the characters, especially Clarissa - and their observations on the other - highlights a possible reality within the literary context in parallel with the reality of the historical moment in which the works are written.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectÉrico Veríssimopt_BR
dc.titleHistória da educação e literatura em Érico Veríssimo: o "ciclo de Clarissa", a professora normalista.pt_BR
dc.title.alternativeHistory of education and literature in Érico Veríssimo: "The Clarissa cycle", the normalist teacher.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Inácio Filho, Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5354758011229936pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6258906373771462pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117876869763598pt_BR
dc.contributor.referee3Noronha, Gilberto César de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9831442183632985pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, em formato de Dissertação de Mestrado, propõe o estudo de cinco obras do escritor e literato gaúcho Érico Lopes Veríssimo (1905 – 1975), nas quais a docência é representada por meio de símbolos, gestos, características fisionômicas, políticas, sociais, econômicas e morais das personagens, com destaque para a professora Clarissa, que permeia todas as obras. Dissertar sobre tais elementos será a força motriz deste trabalho; e as obras que compõem o denominado “Ciclo de Clarissa” são Clarissa (1933), Música ao Longe (1935), Caminhos Cruzados (1935), Um Lugar ao Sol (1936), e Saga (1940). Para realizar um paralelo entre história e literatura, incluindo, neste ínterim, a história da educação no início do século XX, foi necessário estabelecer categorias de análises e estudos sobre esta relação entre Clio e Calíope, bem como adotar o conceito de representação, explorado por Roger Chartier. Destaca-se, diante de todas as propostas do trabalho, o potencial que o cotidiano das personagens, sobretudo Clarissa – e suas observações sobre o outro – evidenciam uma realidade possível dentro do contexto literário em paralelo com a realidade do momento histórico em que as obras são escritas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5002pt_BR
dc.crossref.doibatchid1835ffa8-583e-43fd-b5bd-10dabdae6d7c-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoLiteratura brasileirapt_BR
dc.subject.autorizadoLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Historiadaeducacaoeliteratura.pdf4.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.