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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9495-7422
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pelos caminhos discursivos e da inteligência artificial em um laboratório virtual para ensino de língua inglesa
Título(s) alternativo(s): On the paths of discourse and artificial intelligence in a virtual laboratory for english teaching
Autor(es): Fagundes, Isabella Zaiden Zara
Primeiro orientador: Hashiguti, Simone Tiemi
Primeiro membro da banca: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Segundo membro da banca: Martins, Rodrigo Grassi
Resumo: Esta dissertação tem o intuito de compreender o funcionamento discursivo do/no sistema de inteligência artificial (IA) do ELLA - English Language Learning Laboratory, um laboratório virtual para aprendizagem de língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE) que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Uberlândia e que conta com participação de pesquisadores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Participam e participaram da equipe docentes e pesquisadoras(pesquisadores) de diversas áreas, o que possibilitou que os temas e as inquietações referentes à Linguística Aplicada, ao discurso, à língua propriamente dita, à IA fossem problematizados e trazidos à baila das discussões dentro do laboratório. É do interior dessas discussões que surge o tema dessa dissertação. O ELLA é um freeware, cujo sistema de IA é pensado para interagir com a(o) estudante dando um feedback quando a(o) mesma(o) enuncia oralmente em LI. No processo de criação do laboratório, são mobilizadas teorias em Linguística Aplicada, Análise de Discurso, Programação, Inteligência Artificial, Pensamento Decolonial, dentre outras, que também fundamentam o presente estudo, e a partir das quais passamos a questionar como funciona a dimensão discursiva da e na programação nas condições do laboratório. As perguntas de pesquisa que objetivamos responder no estudo são: como o processador de linguagem natural do sistema de IA comportar-se-á ao transcrever a LI falada como LE, enunciada por sujeitos em processos iniciais de aprendizagem? Isto é, traços (fonológicos, lexicais, sintáticos) da língua portuguesa (LP) como língua materna (LM) desses sujeitos serão um empecilho nas transcrições do processamento de linguagem natural (PLN)? Esse processador se baseia em relações semânticas e discursivas para a transcrição? Como funcionará a dimensão discursiva no sistema de conversação entre humano e IA no ELLA? Para respondê-las, elencamos como objetivo geral investigar como poderá ocorrer o funcionamento discursivo no ELLA, mediante a ferramenta de PLN no contexto do laboratório, enquanto que os específicos são descrever e analisar o modelo inicial do parsing desse PLN (análise sintática da LI ao nível da IA); e realizar testes com esse processador e verificar seu nível de acuidade na transcrição; identificar quais aspectos físicos (qualidade de som, tipos de voz, ruídos, pronúncias, etecetera) podem afetar o processamento; prever, a partir dos resultados obtidos para os outros objetivos, como a dimensão discursiva nos processos de produção de sentidos poderá ocorrer entre estudante e ferramenta de conversa com a IA no ELLA, numa primeira versão do laboratório. A dissertação é dividida em quatro partes, a primeira, “Pelos Caminhos da Inteligência Artificial e do ELLA”, traz um apanhado evolutivo da IA e apresenta mais detalhadamente o laboratório virtual tanto sua parte estrutural, quanto seu funcionamento. A segunda parte “Pelos Caminhos Analíticos”, traz os principais conceitos e concepções de língua, linguagem, discurso e ideologia em um batimento entre a linguagem natural e a computacional, além de problematizar o PLN, por meio do Deepspeech, o qual faz o reconhecimento automático de fala, transformando-a em texto. A terceira parte, “Pelos Caminhos do Algoritmo” traz uma problematização acerca da programação decolonial, com regras que orientam a IA do ELLA e as formas pensadas pela equipe para realizar o feedback à(ao) estudante. A quarta e última parte “Pelos Caminhos Conclusivos” traz as considerações finais que respondem às perguntas de pesquisa, bem como as interpelações e os questionamentos feitos durante a escrita da dissertação.
Abstract: This dissertation aims to understand the discursive functioning of/in the artificial intelligence (AI) system of ELLA - English Language Learning Laboratory, a virtual laboratory for learning English as a foreign language (FL) that is being developed by the Federal University of Uberlandia and has the participation of researchers from the Federal Institute of Triangulo Mineiro. Teachers and researchers from several areas participate in the team, which made it possible for the themes and concerns related to Applied Linguistics, discourse, language itself, and the AI to be problematized and brought to the surface of the discussions inside the laboratory. It is from within these discussions that the theme of this dissertation emerges. ELLA is a freeware, whose AI system is designed to interact with the student giving feedback when she/he orally enunciates in English. In the process of creating the laboratory, theories in Applied Linguistics, Discourse Analysis, Programming, Artificial Intelligence, Decolonial Thinking, among others, are mobilized, and from these theories we start to question how the discursive dimension of and in programming works in the conditions of the laboratory. The research questions we aim to answer in the study are: how will the natural language processor (NLP) of the AI system behave when transcribing spoken English as FL, enunciated by subjects in initial learning processes? That is, will features (phonological, lexical, syntactic) of the Portuguese as mother tongue of these subjects be a hindrance in the NLP transcriptions? Does this processor rely on semantic and discourse relations for transcription? How will the discourse dimension work in the human-AI conversation system in ELLA? To answer these questions, we have set as a general goal to investigate how the discourse functioning in ELLA may occur. The specific goals are to describe and analyze the initial parsing model of this NLP (syntactic analysis of English at the AI level); and to perform tests with this processor and verify its level of transcription accuracy; identify which physical aspects (sound quality, voice types, noises, pronunciations, etcetera) may affect the processing; predict, from the results obtained for the other objectives, how the discursive dimension in the processes of sense production may occur between student and conversation tool with the AI in ELLA, in a first version of the laboratory. The dissertation is divided in four parts, the first one, "On the paths of Artificial Intelligence and ELLA", brings an evolutionary overview of AI and presents in more detail the virtual laboratory, both its structural part and its functioning one. The second part, "On the Analytical Paths", brings the main concepts and conceptions of language, discourse and ideology in a beat between natural and computational language, besides problematizing NLP, through Deepspeech, which performs automatic speech recognition, transforming it into text. The third part, "On the paths of the Algorithm", brings a problematization about decolonial programming, with rules that guide ELLA's AI and the ways thought by the team to provide feedback to the student. The fourth and last part, "On the Conclusive Paths", brings the final considerations that answer the research questions, as well as the interpellations and the questions made during the writing of the dissertation.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Artificial intelligence
Ensino de língua inglesa
English language teaching
Laboratório virtual
Virtual lab
Deepspeech.
Deepspeech.
Processamento de linguagem natural
Natural language processing
Algoritmo.
Algorithm.
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: FAGUNDES, Isabella Zaiden Zara. Pelos caminhos discursivos e da inteligência artificial em um laboratório virtual para ensino de língua inglesa. 2021. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.693
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.693
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33991
Data de defesa: 7-Dez-2021
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