Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33975
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Edifícios modernos em Uberlândia: uma leitura plástica a partir de percursos de percepção |
Título(s) alternativo(s): | Modern buildings in Uberlândia: a plastic reading based on perception pathways |
Autor(es): | Pacheco, Ueslei Almeida |
Primeiro orientador: | Andrade, Marco Antonio Pasqualini de |
Primeiro membro da banca: | Miyoshi, Alexander Gaiotto |
Segundo membro da banca: | Furegatti, Sylvia Helena |
Resumo: | A dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, tem como objeto a cidade de Uberlândia, que caracteriza-se pelo caráter desenvolvimentista de seu crescimento e a produção de obras arquitetônicas construídas na cidade entre o momento do pós Segunda Guerra, quando o movimento moderno se concretiza por novas tecnologias e novos processos. O estudo de caso partiu de um percurso pessoal e memorial que identificou referências urbanas com caráter plástico próprio, que pudessem ser interpretadas como fixos e marcos urbanos implantadas na cidade, de modo a estabelecer um diálogo entre arte e arquitetura. As obras escolhidas foram: Igreja Divino Espírito Santo do Cerrado, Lina Bo Bardi; Terminal Rodoviário Presidente Castelo Branco, Fernando Graça, Flávio Almada e Ivan Cupertino Rodrigues e o Edifício Chams, César Barney. Propõe-se elucidar os percursos da pesquisa e alguns pressupostos da investigação. |
Abstract: | This dissertation, presented to the Graduate Program in Arts of the Federal University of Uberlândia, aims to analyze the architecture of Uberlândia, a city that has developmental characteristics, given its continuous growth. Its remarkable architectural production was realized mainly after Second World War, when the modern movement was materialized through new technologies and processes. The case study started from a personal and memorial journey that identified plastic urban references that can be interpreted as fixed and urban landmarks of the city, in order to establish a dialogue between art and architecture. The works chosen to be analyse were Lina Bo Bardi's Divine Holy Spirit Cerrado Church; the Presidente Castelo Branco bus station designed by Fernando Graça, Flávio Almada and Ivan Cupertino Rodrigues; and César Barney's Chams Building. |
Palavras-chave: | Arquitetura Moderna Brasileira Brazilian Modern Architecture plástica arte e arquitetura plastic fixos e fluxos Lina Bo Bardi Uberlândia fixed art and architecture |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES |
Assunto: | Artes Arquitetura Arquitetura moderna Artes visuais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | PACHECO, Ueslei Almeida. Edifícios modernos em Uberlândia: uma leitura plástica a partir de percursos de percepção. 2019. 125f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5614 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5614 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33975 |
Data de defesa: | 18-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdifíciosModernosUberlândia.pdf | 9.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.