Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33975
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Edifícios modernos em Uberlândia: uma leitura plástica a partir de percursos de percepção
Título(s) alternativo(s): Modern buildings in Uberlândia: a plastic reading based on perception pathways
Autor(es): Pacheco, Ueslei Almeida
Primeiro orientador: Andrade, Marco Antonio Pasqualini de
Primeiro membro da banca: Miyoshi, Alexander Gaiotto
Segundo membro da banca: Furegatti, Sylvia Helena
Resumo: A dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, tem como objeto a cidade de Uberlândia, que caracteriza-se pelo caráter desenvolvimentista de seu crescimento e a produção de obras arquitetônicas construídas na cidade entre o momento do pós Segunda Guerra, quando o movimento moderno se concretiza por novas tecnologias e novos processos. O estudo de caso partiu de um percurso pessoal e memorial que identificou referências urbanas com caráter plástico próprio, que pudessem ser interpretadas como fixos e marcos urbanos implantadas na cidade, de modo a estabelecer um diálogo entre arte e arquitetura. As obras escolhidas foram: Igreja Divino Espírito Santo do Cerrado, Lina Bo Bardi; Terminal Rodoviário Presidente Castelo Branco, Fernando Graça, Flávio Almada e Ivan Cupertino Rodrigues e o Edifício Chams, César Barney. Propõe-se elucidar os percursos da pesquisa e alguns pressupostos da investigação.
Abstract: This dissertation, presented to the Graduate Program in Arts of the Federal University of Uberlândia, aims to analyze the architecture of Uberlândia, a city that has developmental characteristics, given its continuous growth. Its remarkable architectural production was realized mainly after Second World War, when the modern movement was materialized through new technologies and processes. The case study started from a personal and memorial journey that identified plastic urban references that can be interpreted as fixed and urban landmarks of the city, in order to establish a dialogue between art and architecture. The works chosen to be analyse were Lina Bo Bardi's Divine Holy Spirit Cerrado Church; the Presidente Castelo Branco bus station designed by Fernando Graça, Flávio Almada and Ivan Cupertino Rodrigues; and César Barney's Chams Building.
Palavras-chave: Arquitetura Moderna Brasileira
Brazilian Modern Architecture
plástica
arte e arquitetura
plastic
fixos e fluxos
Lina Bo Bardi
Uberlândia
fixed
art and architecture
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Assunto: Artes
Arquitetura
Arquitetura moderna
Artes visuais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: PACHECO, Ueslei Almeida. Edifícios modernos em Uberlândia: uma leitura plástica a partir de percursos de percepção. 2019. 125f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5614
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5614
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33975
Data de defesa: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdifíciosModernosUberlândia.pdf9.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.