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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33966
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7106-0447 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Fecha de embargo: | 2023-06-06 |
Título: | O ir e vir na cidade média: relações entre localização, densidade e usos do solo em Franca, São Paulo |
Título (s) alternativo (s): | Coming and coming in the average city: relationships between location, density and uses in Franca, São Paulo |
Autor: | David, Daniele Caroline |
Primer orientador: | Garrefa, Fernando |
Primer miembro de la banca: | Vargas, Júlio Celso Borello |
Segundo miembro de la banca: | Cocozza, Glauco de Paula |
Resumen: | As cidades brasileiras, a partir do início do século XX tem assumido uma tendência de expansão com orientação centro-periferia, ou seja, de forma espraiada pelo território, o que ocasiona um aumento nas distâncias percorridas diariamente pelos cidadãos para realização de suas principais atividades, como de consumo, lazer, trabalho e moradia, principalmente para os que residem em bairros periféricos, com pouca diversidade de uso do solo e com densidades rarefeitas, contribuindo para a utilização majoritária do transporte motorizado particular, o automóvel e consequentemente diminuindo a preferência por transportes alternativos menos nocivos ao meio. A partir deste cenário se faz necessário um estudo para averiguar as relações que podem ser estabelecidas entre o comportamento de viagem e características da forma urbana como localização, densidade e usos do solo. Diante disto a pesquisa visa constatar qual contexto urbano, disperso e monofuncional ou centralizado, multifuncional e consolidado, configura-se como um cenário desejável do ponto de vista da oferta de condições adequadas de usabilidade de transportes alternativos (transporte coletivo, caminhada, bicicletas etc.). Sendo assim, o objetivo principal é analisar a partir de situações distintas de que forma a densidade, os usos do solo e a localização estão ligados ao comportamento de viagens interurbanas em cidades médias e os secundários são discorrer acerca dos conceitos de cidade compacta e dispersa, realizar o estudo de caso na cidade de Franca-SP e verificar por meio de amostragem qual zona apresenta melhores resultados de acordo com os parâmetros adotados .O resultado que se espera é constatar que setores periféricos, com pouca diversidade de uso do solo e com densidades variadas, os quais representam o modelo urbano espraiado, favorece o uso do automóvel particular, e, portanto, não representa um cenário urbano ideal a partir da escala de avaliação pré-determinada, revelando a inefetividade desta tendência urbana ao passo que não contribui com o uso de transportes alternativos de baixo impacto. A pesquisa possui caráter exploratório realizada mediante Estudo de Caso, a metodologia baseia-se em procedimentos quantitativos, a partir de revisão de literatura, seguida de pesquisa de campo e aplicação de questionário de origem e destino Os resultados foram estruturados por meio da aplicação de uma escala de avaliação desenvolvida neste trabalho baseada em indicadores existentes e computados por meio de Desenho assistido por Computador (CAD), gerando mapas ilustrativos a fim de facilitar as análises e comparações entre as zonas estudadas. A principal contribuição deste estudo é mediante as resoluções obtidas embasar uma reflexão sobre a produção do espaço urbano das cidades médias brasileiras relacionando-o com os conceitos de cidade compacta e espraiada e principalmente contribuir com a municipalidade a compor ações de planejamento mais eficientes e eficazes relacionadas com a mobilidade urbana de baixo impacto. |
Abstract: | Brazilian cities, from the beginning of the 20th century, have assumed a trend of expansion with a center-periphery orientation, that is, spread throughout the territory, which causes an increase in the distances traveled daily by citizens to carry out their main activities, such as consumption, leisure, work and housing, especially for those who live in peripheral neighborhoods, with little diversity of use of the dolo and with rarefied densities, contributing to the majority use of private motorized transport, the automobile and consequently decreasing the preference for transport alternatives less harmful to the environment. From this scenario, a study is needed to investigate the relationships that can be established between travel behavior and characteristics of urban form such as location, density and land use. Given this, the research aims to determine which urban context, dispersed and monofunctional or centralized, multifunctional and consolidated, is configured as a desirable scenario from the point of view of offering adequate conditions for the usability of alternative transport (collective transport, walking, bicycles, etc.). ). Thus, the main objective is to analyze, from different situations, how density, land use and location are linked to the behavior of long-distance travel in medium-sized cities and the secondary ones are to discuss the concepts of compact and dispersed city, carry out the home study in the city of Franca-SP and verify through sampling which zone presents the best results according to the parameters adopted. The expected result is to verify that peripheral sectors, with little diversity of land use and with densities which represent the sprawling urban model, favors the use of the private car, and therefore does not represent an ideal urban setting from the predetermined assessment scale, revealing the ineffectiveness of this urban trend while not contributing to the use of alternative low-impact transport. The research has an exploratory character, carried out through a Case Study, the methodology is based on quantitative procedures, based on a literature review, followed by field research and application of a questionnaire of origin and destination. The results were structured through the application of a evaluation scale developed in this work based on existing indicators computed through Computer Aided Design (CAD), generating illustrative maps in order to facilitate the analysis and comparisons between the studied areas. The main contribution of this study is through the obtained resolutions to support a reflection on the production of urban space in medium-sized Brazilian cities, relating it to the concepts of compact and sprawling city and mainly to contribute to the municipality to compose more efficient and effective planning actions related to low-impact urban mobility. |
Palabras clave: | mobilidade urbana urban mobility comportamento de viagem travel behavior forma urbana urban form |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
Tema: | Arquitetura Planejamento Urbano |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Cita: | DAVID, Daniele Caroline. O ir e vir na cidade média: relações entre localização, densidade e usos do solo em Franca, São Paulo.2021 185 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.605 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.605 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33966 |
Fecha de defensa: | 3-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo |
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