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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33943
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7317-9588 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O processo de ensino-aprendizagem com a utilização dos jogos de empresas |
Título (s) alternativo (s): | The teaching-learning process with the use of business games |
Autor: | Oliveira, Bruna Santana de |
Primer orientador: | Queiroz, Lísia de Melo |
Primer miembro de la banca: | Queiroz , Lisia de Melo |
Segundo miembro de la banca: | Queiroz , Lisia de Melo |
Resumen: | Vivencia-se atualmente, um ambiente desafiador no que diz respeito às práticas pedagógicas em cursos de graduação. Uma das práticas para a vivência de colocar o aluno como protagonista na aprendizagem é técnica de simulações e jogos. O objetivo geral deste trabalho é avaliar um recurso pedagógico sob a forma de jogos empresariais, no processo de ensino-aprendizagem, através da participação no minicurso Jogo de Empresas, de estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. O jogo aplicado foi o B.E.S.T GAME - Business Expenses Savings Training Game. A metodologia deste estudo é considerada aplicada, exploratória e quantitativa. Para realizar a pesquisa os participantes fizeram um pré-teste e pós-teste, com questões sobre o Empreendedorismos, Contabilidade de Custos e Marketing, focado na abordagem do Jogo e suas regras. O teste “t” foi utilizado e conclui-se que não houve melhora significativa no desempenho dos alunos após o jogo empresarial. Este resultado corrobora com os trabalhos de Eurides (2016) e de Magnago e Queiroz (2017) que demonstra que o aluno desempenha papel importante no sucesso na aplicação de Jogos de Negócios e que os participantes consideram satisfatórios os níveis de habilidades do meio empresarial obtidas com a aplicação do jogo. Analisando quantitativamente o número de acertos dos alunos, a utilização do jogo não agregou conhecimentos significativos contrariando os trabalhos de Moura, Queiroz e Pereira (2014) e de Piana e Erdmann (2013) que mostraram que a participação no jogo levou ao incremento da base teórica dos participantes, assim como desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à gestão empresarial. Os resultados também foram contrários ao estudo de Santos e Lovato (2007) que constatou que os jogos de empresas proporcionam um diferencial na aprendizagem e reduzem a distância entre teoria e prática. |
Palabras clave: | Jogos de empresas Ensino-aprendizagem |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | OLIVEIRA, Bruna Santana de. O processo do ensino-aprendizagem com a utilização dos jogos de empresas. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33943 |
Fecha de defensa: | 14-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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