Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33930
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 United States |
Fecha de embargo: | 2022-01-11 |
Título: | A construção social da voz feminina e sua desconstrução no exercício cênico |
Título (s) alternativo (s): | La construcción social de la voz femenina y su deconstrucción en el ejercicio escénico |
Autor: | Resende, Maria Letícia Venâncio |
Primer orientador: | Aleixo, Fernando Manoel |
Primer miembro de la banca: | Jacobs, Daiane Dordete Steckert |
Segundo miembro de la banca: | Leal, Mara Lúcia |
Resumen: | Sabe-se que o gênero que nos foi imposto de acordo com nosso sexo biológico dita muitos dos caminhos que optamos consciente ou inconscientemente por seguir na vida, como por exemplo: profissões, formas de se relacionar, de se vestir, de se expressar e até de pensar e sentir. E é por isso que viso, com meu trabalho, manter vivo o seguinte questionamento: “Quando sou apenas mulher/homem e quando um indivíduo autêntico de ideias livres?” Levantar reflexões acerca das ficções e opressões de gênero enraizadas na história da humanidade, sensibilizar as/os leitoras/leitores tratando de “pequenas” violências que são o cerne dos inúmeros tipos de abusos que atentam contra a vida da mulher e fazer com que meus estudos da construção social do corpo e voz femininos encorajem o maior número possível de mulheres que se identificarem com meu trabalho é meu objetivo. Ademais, a voz e as corporeidades individuais são a representação mais absoluta do desejo de estar vivo, de manifestar as próprias vontades, de se colocar no mundo, e, arrisco dizer, do que é ser mulher ou homem na nossa sociedade – sexista –, e são moldadas a partir do momento em que nosso sexo é identificado no útero. Assim, busquei trabalhar esses conceitos vinculando-os a textos de autoras feministas conhecidas para a revisão de literatura, obtive relatos de outras atrizes em relação às suas particularidades corpóreo-vocais, criei um questionário sobre a relação das mulheres com suas vozes, e, em seguida, tratei de minha própria experiência nesse âmbito, transcrevendo fragmentos de meu diário pessoal que julguei interessantes para a elaboração desta monografia. |
Abstract: | Se sabe que el género que nos imponen según nuestro sexo biológico dicta muchos de los caminos que, consciente o inconscientemente, elegimos seguir en la vida, tales como: profesiones, formas de relacionarnos, vestirnos, expresarnos e incluso de pensar y sentir. Y es por eso que apunto, con mi trabajo, a mantener viva la siguiente pregunta: "¿Cuándo soy solo una mujer y cuando soy un individuo auténtico con ideas libres?" Plantear reflexiones sobre las ficciones y opresiones de género arraigadas en la historia de la humanidad, sensibilizar a las/los lectores/lectoras sobre la violencia "pequeña" que está en el corazón de losinnumerablestipos de abuso que amenazan la vida de las mujeres y hacer que mis estudios sobre la construcción social del cuerpo y la voz femeninos animen al mayor número posible de mujeres a identificarse con mi trabajo es mi objetivo. Además, la voz y la corporalidad individuales son la representación más absoluta del deseo de estar vivo, de expresar la propia voluntad, de situarse en el mundo y, me atrevería a decir, de lo que significa ser mujer en la sociedad - sexista -, y se configuran desde el momento en que nuestro sexo se identifica en el útero. Así, busqué trabajar estos conceptos vinculándolos a textos de varias reconocidas autoras feministas para revisión de literatura, obtuve reportes de otras mujeres actrices en relación a sus particularidades cuerpo-vocales, creé un cuestionario sobre la relación de las mujeres con sus voces, y luego me ocupé de mi propia experiencia en este ámbito, transcribiendo fragmentos de mi diario personal que me parecieron interesantes para la elaboración de este monográfico. |
Palabras clave: | Corpo Cuerpo Voz Sexismos |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | RESENDE, Maria Letícia Venâncio. A Construção Social da Voz Feminina e sua Desconstrução no Exercício Cênico. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33930 |
Fecha de defensa: | 5-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConstruçãoSocialCorpo.pdf | 691.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons