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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Resende, Maria Letícia Venâncio | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-12T18:01:51Z | - |
dc.date.available | 2022-01-12T18:01:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Maria Letícia Venâncio. A Construção Social da Voz Feminina e sua Desconstrução no Exercício Cênico. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33930 | - |
dc.description.abstract | Se sabe que el género que nos imponen según nuestro sexo biológico dicta muchos de los caminos que, consciente o inconscientemente, elegimos seguir en la vida, tales como: profesiones, formas de relacionarnos, vestirnos, expresarnos e incluso de pensar y sentir. Y es por eso que apunto, con mi trabajo, a mantener viva la siguiente pregunta: "¿Cuándo soy solo una mujer y cuando soy un individuo auténtico con ideas libres?" Plantear reflexiones sobre las ficciones y opresiones de género arraigadas en la historia de la humanidad, sensibilizar a las/los lectores/lectoras sobre la violencia "pequeña" que está en el corazón de losinnumerablestipos de abuso que amenazan la vida de las mujeres y hacer que mis estudios sobre la construcción social del cuerpo y la voz femeninos animen al mayor número posible de mujeres a identificarse con mi trabajo es mi objetivo. Además, la voz y la corporalidad individuales son la representación más absoluta del deseo de estar vivo, de expresar la propia voluntad, de situarse en el mundo y, me atrevería a decir, de lo que significa ser mujer en la sociedad - sexista -, y se configuran desde el momento en que nuestro sexo se identifica en el útero. Así, busqué trabajar estos conceptos vinculándolos a textos de varias reconocidas autoras feministas para revisión de literatura, obtuve reportes de otras mujeres actrices en relación a sus particularidades cuerpo-vocales, creé un cuestionario sobre la relación de las mujeres con sus voces, y luego me ocupé de mi propia experiencia en este ámbito, transcribiendo fragmentos de mi diario personal que me parecieron interesantes para la elaboración de este monográfico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Cuerpo | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Sexismos | pt_BR |
dc.title | A construção social da voz feminina e sua desconstrução no exercício cênico | pt_BR |
dc.title.alternative | La construcción social de la voz femenina y su deconstrucción en el ejercicio escénico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aleixo, Fernando Manoel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1741102508969302 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jacobs, Daiane Dordete Steckert | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8276622184215109 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leal, Mara Lúcia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9710632359254853 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabe-se que o gênero que nos foi imposto de acordo com nosso sexo biológico dita muitos dos caminhos que optamos consciente ou inconscientemente por seguir na vida, como por exemplo: profissões, formas de se relacionar, de se vestir, de se expressar e até de pensar e sentir. E é por isso que viso, com meu trabalho, manter vivo o seguinte questionamento: “Quando sou apenas mulher/homem e quando um indivíduo autêntico de ideias livres?” Levantar reflexões acerca das ficções e opressões de gênero enraizadas na história da humanidade, sensibilizar as/os leitoras/leitores tratando de “pequenas” violências que são o cerne dos inúmeros tipos de abusos que atentam contra a vida da mulher e fazer com que meus estudos da construção social do corpo e voz femininos encorajem o maior número possível de mulheres que se identificarem com meu trabalho é meu objetivo. Ademais, a voz e as corporeidades individuais são a representação mais absoluta do desejo de estar vivo, de manifestar as próprias vontades, de se colocar no mundo, e, arrisco dizer, do que é ser mulher ou homem na nossa sociedade – sexista –, e são moldadas a partir do momento em que nosso sexo é identificado no útero. Assim, busquei trabalhar esses conceitos vinculando-os a textos de autoras feministas conhecidas para a revisão de literatura, obtive relatos de outras atrizes em relação às suas particularidades corpóreo-vocais, criei um questionário sobre a relação das mulheres com suas vozes, e, em seguida, tratei de minha própria experiência nesse âmbito, transcrevendo fragmentos de meu diário pessoal que julguei interessantes para a elaboração desta monografia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
dc.sizeorduration | 54 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.embargo | 2022-01-11 | - |
Appears in Collections: | TCC - Teatro |
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