Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33922
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Rompendo os muros e construindo pontes: uma análise sobre as políticas de ações afirmativas durante a pandemia da Covid-19
Author: Oliveira, Priscila de
First Advisor: Vilela, Marcus Sérgio Satto
First member of the Committee: Silva, Marli Auxiliadora da
Second member of the Committee: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Summary: As políticas de ações afirmativas tem como intuito trazer uma reparação e/ou compensação para pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. E ao trazer esse conceito, este estudo teve como objetivo identificar os impactos dos auxílios financeiros, oriundos das políticas de ações afirmativas para permanência no ensino superior, na situação socioeconômica dos(as) discentes do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (Faces) da Universidade Federal de Uberlândia durante a pandemia da COVID-19. Para execução desta pesquisa utilizou-se um levantamento bibliográfico e uma abordagem quantitativa com uma análise de dados descritiva dos dados de levantamento realizado junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e dos dados coletados por meio de questionário junto aos(às) discentes assistidos. Os principais resultados sugerem que os auxílios financeiros oferecidos pela Proae trouxeram impactos positivos na situação socioeconômica dos(as) discentes do curso de Ciências Contábeis durante o momento pandêmico, onde foram apresentadas reduções nos níveis de ansiedade, estresse e/ou irritabilidade e aumento no rendimento acadêmico destes discentes, baseando-se em suas próprias percepções. Além disso, percebe-se que o auxílio alimentação é o que apresenta maior número de distribuição durante o ano de 2020 e 2021, seguido pelo auxílio emergencial de inclusão digital.
Abstract: Affirmative action policies aim to bring reparation and/or compensation to people who are in social vulnerability. And in bringing this concept, this study aimed to identify the impacts of financial aid, derived from affirmative action policies for permanence in higher education, in the socioeconomic situation of students of the Accounting Sciences course of the Faculty of Administration, Accounting Sciences, Production Engineering and Social Service (Faces) of the Federal University of Uberlândia during the COVID-19 pandemic . To perform this research, we used a bibliographic survey and a quantitative approach with a descriptive data analysis of the survey data carried out with the Pro-Rectory of Student Assistance (Proae) and the data collected through a questionnaire with the assisted students. The main results suggest that the financial aid offered by Proae brought positive impacts on the socioeconomic situation of students of the Accounting Course during the pandemic moment, where reductions in the levels of anxiety, stress and/or irritability and an increase in the academic performance of these students were presented, based on their own perceptions. In addition, it is noticed that food aid is the one with the highest number of distributions during 2020 and 2021, followed by emergency aid for digital inclusion.
Keywords: Políticas de ações afirmativas
Auxílios financeiros
COVID-19
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA, Priscila de. Rompendo os muros e construindo pontes: uma análise sobre as políticas de ações afirmativas durante a pandemia da Covid-19. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33922
Date of defense: 6-Nov-2021
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RompendoMurosConstruindo.pdf792.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.