Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33922
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Priscila de-
dc.date.accessioned2022-01-11T20:47:46Z-
dc.date.available2022-01-11T20:47:46Z-
dc.date.issued2021-11-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Priscila de. Rompendo os muros e construindo pontes: uma análise sobre as políticas de ações afirmativas durante a pandemia da Covid-19. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33922-
dc.description.abstractAffirmative action policies aim to bring reparation and/or compensation to people who are in social vulnerability. And in bringing this concept, this study aimed to identify the impacts of financial aid, derived from affirmative action policies for permanence in higher education, in the socioeconomic situation of students of the Accounting Sciences course of the Faculty of Administration, Accounting Sciences, Production Engineering and Social Service (Faces) of the Federal University of Uberlândia during the COVID-19 pandemic . To perform this research, we used a bibliographic survey and a quantitative approach with a descriptive data analysis of the survey data carried out with the Pro-Rectory of Student Assistance (Proae) and the data collected through a questionnaire with the assisted students. The main results suggest that the financial aid offered by Proae brought positive impacts on the socioeconomic situation of students of the Accounting Course during the pandemic moment, where reductions in the levels of anxiety, stress and/or irritability and an increase in the academic performance of these students were presented, based on their own perceptions. In addition, it is noticed that food aid is the one with the highest number of distributions during 2020 and 2021, followed by emergency aid for digital inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas de ações afirmativaspt_BR
dc.subjectAuxílios financeirospt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleRompendo os muros e construindo pontes: uma análise sobre as políticas de ações afirmativas durante a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilela, Marcus Sérgio Satto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004653566806128pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marli Auxiliadora da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842273445594028pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs políticas de ações afirmativas tem como intuito trazer uma reparação e/ou compensação para pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. E ao trazer esse conceito, este estudo teve como objetivo identificar os impactos dos auxílios financeiros, oriundos das políticas de ações afirmativas para permanência no ensino superior, na situação socioeconômica dos(as) discentes do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (Faces) da Universidade Federal de Uberlândia durante a pandemia da COVID-19. Para execução desta pesquisa utilizou-se um levantamento bibliográfico e uma abordagem quantitativa com uma análise de dados descritiva dos dados de levantamento realizado junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e dos dados coletados por meio de questionário junto aos(às) discentes assistidos. Os principais resultados sugerem que os auxílios financeiros oferecidos pela Proae trouxeram impactos positivos na situação socioeconômica dos(as) discentes do curso de Ciências Contábeis durante o momento pandêmico, onde foram apresentadas reduções nos níveis de ansiedade, estresse e/ou irritabilidade e aumento no rendimento acadêmico destes discentes, baseando-se em suas próprias percepções. Além disso, percebe-se que o auxílio alimentação é o que apresenta maior número de distribuição durante o ano de 2020 e 2021, seguido pelo auxílio emergencial de inclusão digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RompendoMurosConstruindo.pdf792.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.