Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33907
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O papel da Didática na construção da identidade na formação docente |
Autor(es): | Alves, Raiane Santos |
Primeiro orientador: | Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz |
Segundo membro da banca: | Souza, Raquel Aparecida |
Resumo: | Este estudo figura-se no campo da Didática, na área de formação de professores/as e é crucial, pois agrega múltiplas temáticas relacionadas ao fazer pedagógico e a identidade profissional. Nesse sentido, interessa-nos investigar e elaborar reflexões e aproximações sobre a constituição identitária profissional sob o viés da Didática, cujo objetivo é compreender o papel da didática ancorada em uma perspectiva crítica e reflexiva de ensino, na qual possa desempenhar um papel fundamental no aspecto constitutivo da formação da identidade docente. Este estudo conjectura a didática, enquanto uma disciplina do curso de formação e influencia o pensamento no processo de construção e ressignificação da identidade do professor/a; tanto na elaboração e aplicação de metodologias em seu fazer didático-pedagógico. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizado por meio do estudo bibliográfico, construído com base nos autores que discutem a metodologia da pesquisa científica, como Esteban (2010), Prodanov e Freitas (2013) e Minayo (2001); sobre Didática, como Veiga (1989a e b), Freitas (1995), André e Oliveira (1997), Libâneo (1990 e 1997), Pimenta (1997a), Pimenta et al (2013) e Candau (2013); também, acerca da identidade docente, tais quais: Pimenta (1997b; 1999 e 2013), Nóvoa (1995 e 2009), Schön (1997) e Freire (2005) e, ainda, sobre profissionalização: Novoa (1991), Veiga e Cunha (1999), Lüdke (2001) e Sacristán (2002). Percebemos que a profissionalização docente na contemporaneidade enfrenta desafios e fragilidades nas políticas públicas, na formação docente em que a sua prática tem sido impactada pelo desmonte nas políticas públicas de educação, interferindo no desempenho profissional da categoria. A interlocução entre formação inicial e continuada (em espaços formais ou na prática cotidiana) é essencial para compreender a docência em formação profissional. Vimos que a identidade docente é construída com a relação que se estabelece entre teoria e prática, que a experiência é primordial para este percurso e, ainda, os saberes didáticos são fundamentais para este processo. Concluímos, o curso de formação inicial carrega um grande peso no percurso formativo do profissional docente; que tanto à formação, quanto à profissionalização são processos que corroboram em sua identidade profissional. Pois, seu caráter identitário inicia na formação e se materializa na atuação cotidiana na sala de aula. Cumpre dizer que, a profissão docente está permeada de dificuldades de caráter social, educacional e político, interferindo no seu fazer docente em sala de aula, impactando a assunção de um caráter crítico e reflexivo presente na concepção de didática que trazemos, a qual o aluno, o professor e o conhecimento se relacionam de forma horizontal. |
Abstract: | This study appears in the field of Didactics, in the area of teacher training and is crucial, as it brings together multiple themes related to pedagogical practice and professional identity. In this sense, we are interested in investigating and developing reflections and approaches on the constitution of professional identity under the perspective of Didactics, whose objective is to understand the role of didactics anchored in a critical and reflective teaching perspective, in which it can play a key role in the aspect constitutive of the formation of the teaching identity. This study conjectures didactics, as a discipline in the training course, and influences the thinking in the process of construction and resignification of the teacher's identity; both in the elaboration and application of methodologies in their didactic-pedagogical work. The research, of a qualitative nature, was carried out through a bibliographic study, built on the basis of authors who discuss the methodology of scientific research, such as Esteban (2010), Prodanov and Freitas (2013) and Minayo (2001); on Didactics, such as Veiga (1989a and b), Freitas (1995), André and Oliveira (1997), Libâneo (1990 and 1997), Pimenta (1997a), Pimenta et al (2013) and Candau (2013); also, about the teaching identity, such as: Pimenta (1997b; 1999 and 2013), Nóvoa (1995 and 2009), Schön (1997) and Freire (2005) and also about professionalization: Novoa (1991), Veiga and Cunha (1999), Lüdke (2001) and Sacristán (2002). We realize that the professionalization of teachers in contemporary times faces challenges and weaknesses in public policies, in teacher training in which their practice has been impacted by the dismantling of public education policies, interfering in the professional performance of the category. The interlocution between initial and continuing education (in formal spaces or in daily practice) is essential to understand teaching in vocational training. We saw that the teaching identity is built with the relationship that is established between theory and practice, that experience is essential for this path, and that didactic knowledge is fundamental for this process. We conclude that the initial training course carries a great weight in the training path of the teaching professional; that both training and professionalization are processes that support their professional identity. Because its identity character starts in the formation and materializes in the daily performance in the classroom. It should be said that the teaching profession is permeated with difficulties of a social, educational and political nature, interfering with their teaching in the classroom, impacting the assumption of a critical and reflective character present in the concept of didactics we bring, which the student, the teacher and knowledge are related in a horizontal way. |
Palavras-chave: | Didática Identidade profissional Profissionalização docente Didactics Professional identity Teaching professionalization |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ALVES, Raiane Santos. O papel da Didática na construção da identidade na formação docente. 2021. 38 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federalde Uberlândia, Ituiutaba, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33907 |
Data de defesa: | 16-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OPapelDa.pdf | TCC | 398.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.