Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7368-017X |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior |
Título (s) alternativo (s): | Inclusion challenges: the vivence of people with deficiency on context in higher education |
Autor: | Ramos, Henrique |
Primer orientador: | Moura, Gerusa Gonçalves |
Primer miembro de la banca: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Segundo miembro de la banca: | La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De |
Resumen: | A educação inclusiva é necessária para que as pessoas com qualquer deficiência tenham assegurado o seu direito à educação em todos os níveis de ensino, desde o básico até o superior. Ao considerar as particularidades de cada indivíduo, esse modelo pedagógico evita prejuízos no desenvolvimento intelectual dos educandos, além de favorecer a inclusão destes, durante e após o processo de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo compreender o contexto educacional na parte de acessibilidade física e metodológica dos alunos com deficiência e as dificuldades enfrentadas por eles no âmbito do Ensino Superior no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Como objetivos específicos, essa pesquisa buscou descrever o histórico da deficiência e a sua relação com a educação, com o processo de ensino aprendizagem. Além disso, demonstrar a percepção dos alunos com deficiências inseridos no Curso de Graduação da Instituição em relação ao processo de ensino aprendizagem adotado, bem como o apoio prestado pela Instituição de Ensino a estes estudantes, através da Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (DEPAE). Para isso, foi realizado a partir da análise histórica-teórica da trajetória da educação especial, seguida da busca de legislações que direcionam a prática do ensino no país e, por último, foi considerada a vivência de dois estudantes especiais e de uma coordenadora do CEPAE. Tal estudo possui caráter exploratório com abordagem qualitativa. Nos resultados destacam-se as dificuldades enfrentadas pelos alunos da graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, devido à falta de acessibilidade e a dinâmica pedagógica, por vezes ineficaz, empregada pelos docentes. Ademais, foram apontados os desafios e os pontos positivos do suporte oferecido aos alunos segundo a visão da coordenadora do DEPAE. Logo, é fundamental discutir ações que preencham as lacunas ainda existentes nos meios teóricos e prático do campo da Educação, que impactam diretamente no processo de aprendizagem dos deficientes. |
Palabras clave: | Educação Aprendizagem Deficientes Legislações Inclusão |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | RAMOS, Henrique. Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873 |
Fecha de defensa: | 26-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DesafiosInclusãoVivências.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 453.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.