Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-28T17:56:58Z | - |
dc.date.available | 2021-12-28T17:56:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-26 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Henrique. Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Deficientes | pt_BR |
dc.subject | Legislações | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusion challenges: the vivence of people with deficiency on context in higher education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moura, Gerusa Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6447527498768940 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8227979773921564 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação inclusiva é necessária para que as pessoas com qualquer deficiência tenham assegurado o seu direito à educação em todos os níveis de ensino, desde o básico até o superior. Ao considerar as particularidades de cada indivíduo, esse modelo pedagógico evita prejuízos no desenvolvimento intelectual dos educandos, além de favorecer a inclusão destes, durante e após o processo de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo compreender o contexto educacional na parte de acessibilidade física e metodológica dos alunos com deficiência e as dificuldades enfrentadas por eles no âmbito do Ensino Superior no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Como objetivos específicos, essa pesquisa buscou descrever o histórico da deficiência e a sua relação com a educação, com o processo de ensino aprendizagem. Além disso, demonstrar a percepção dos alunos com deficiências inseridos no Curso de Graduação da Instituição em relação ao processo de ensino aprendizagem adotado, bem como o apoio prestado pela Instituição de Ensino a estes estudantes, através da Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (DEPAE). Para isso, foi realizado a partir da análise histórica-teórica da trajetória da educação especial, seguida da busca de legislações que direcionam a prática do ensino no país e, por último, foi considerada a vivência de dois estudantes especiais e de uma coordenadora do CEPAE. Tal estudo possui caráter exploratório com abordagem qualitativa. Nos resultados destacam-se as dificuldades enfrentadas pelos alunos da graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, devido à falta de acessibilidade e a dinâmica pedagógica, por vezes ineficaz, empregada pelos docentes. Ademais, foram apontados os desafios e os pontos positivos do suporte oferecido aos alunos segundo a visão da coordenadora do DEPAE. Logo, é fundamental discutir ações que preencham as lacunas ainda existentes nos meios teóricos e prático do campo da Educação, que impactam diretamente no processo de aprendizagem dos deficientes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 105437626 | - |
Appears in Collections: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DesafiosInclusãoVivências.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 453.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.