Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados |
Autor: | Vitorino, Bruna de Melo |
Primer orientador: | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz |
Primer miembro de la banca: | x, x |
Segundo miembro de la banca: | x, x |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre a inserção das mulheres na docência. Do ponto de vista metodológico, o trabalho configura-se como memorial descritivo, cuja fonte para análise foram as memórias e lembranças formativas da autora. As reflexões realizadas permitiram problematizar o processo histórico da constituição das escolhas profissionais e formativas e as lutas das mulheres por melhores salários, por mais valorização da profissão docente. A partir da reflexão da nossa história pessoal, concluímos que, enquanto mulheres, professoras, profissionais da docência ou de outros espaços é imprescindível considerarmos o processo histórico e os comportamentos que (re)produzimos na sociedade. Nossas escolhas e histórias revelam os contextos sociais, políticos e econômicos mais amplos. |
Abstract: | This course conclusion work aims to reflect on the insertion of women in teaching. From a methodological point of view, the work is configured as a descriptive memorial, whose source for analysis was the formative memories and memories of the author. The reflections carried out allowed us to problematize the historical process of the constitution of professional and training choices and the struggles of women for better salaries, for greater appreciation of the teaching profession. Based on the reflection of our personal history, we conclude that, as women, teachers, teaching professionals or other professionals, it is essential to consider the historical process and the behaviors that we (re)produce in society. Our choices and stories reveal broader social, political and economic contexts. |
Palabras clave: | Gênero Docência Mulher |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | VITORINO, Bruna de Melo. “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849 |
Fecha de defensa: | 20-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MelhorProfissãoPara.pdf | TCC | 325.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.