Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVitorino, Bruna de Melo-
dc.date.accessioned2021-12-21T14:03:45Z-
dc.date.available2021-12-21T14:03:45Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationVITORINO, Bruna de Melo. “A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidados. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33849-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to reflect on the insertion of women in teaching. From a methodological point of view, the work is configured as a descriptive memorial, whose source for analysis was the formative memories and memories of the author. The reflections carried out allowed us to problematize the historical process of the constitution of professional and training choices and the struggles of women for better salaries, for greater appreciation of the teaching profession. Based on the reflection of our personal history, we conclude that, as women, teachers, teaching professionals or other professionals, it is essential to consider the historical process and the behaviors that we (re)produce in society. Our choices and stories reveal broader social, political and economic contexts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.title“A melhor profissão para uma mulher é ser professora”: memórias da presença de mulheres na educação e profissões de cuidadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3140638814052182pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9954445472271230pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre a inserção das mulheres na docência. Do ponto de vista metodológico, o trabalho configura-se como memorial descritivo, cuja fonte para análise foram as memórias e lembranças formativas da autora. As reflexões realizadas permitiram problematizar o processo histórico da constituição das escolhas profissionais e formativas e as lutas das mulheres por melhores salários, por mais valorização da profissão docente. A partir da reflexão da nossa história pessoal, concluímos que, enquanto mulheres, professoras, profissionais da docência ou de outros espaços é imprescindível considerarmos o processo histórico e os comportamentos que (re)produzimos na sociedade. Nossas escolhas e histórias revelam os contextos sociais, políticos e econômicos mais amplos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MelhorProfissãoPara.pdfTCC325.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.