Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33813
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Memorial de formação: a afetividade como contribuição para o processo de aprendizagem |
Autor(es): | Bittencourt, Maria Natália Valério |
Primeiro orientador: | Bernardes, Maria Irene Miranda |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Glaucia |
Segundo membro da banca: | x, x |
Resumo: | Em atendimento como requisito parcial para obtenção do título de licenciada em Pedagogia, este trabalho tem como objetivo resgatar memórias que fazem parte da trajetória pessoal e acadêmica e ao mesmo tempo elucidar assuntos pertinentes ao exercício da docência, valorizando o uso da escrita autobiográfica como contribuição a pesquisa na formação de professores. Serão abordados neste estudo temas como a inter-relação entre aprendizagem e a afetividade na educação básica e as emoções e desafios da docência. O trabalho está estruturado em introdução que descreve a metodologia utilizada, seção 1 que narra a história da autora e faz breve reflexões acerca das experiências pessoais familiares, na formação na educação básica, técnico-profissionalizante, na graduação e no exercício da docência; e seção 2 que contextualiza as teorias acerca do tema objeto de estudo: a afetividade e suas principais definições na compreensão de percursores de teorias sociointeracionistas da psicologia contemporânea do desenvolvimento humano - Henri Wallon e Lev Vygotsky; e finalmente considera de que forma a afetividade pode contribuir para o processo de desenvolvimento e da aprendizagem. |
Palavras-chave: | Afetividade Aprendizagem desenvolvimento humano |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BITTENCOURT, Maria Natália Valério. Memorial de formação: a afetividade como contribuição para o processo de aprendizagem. 2021.33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33813 |
Data de defesa: | 8-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemorialDeFormação.pdf | A afetividade como contribuição para o processo de aprendizagem | 340.37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons