Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33813
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBittencourt, Maria Natália Valério-
dc.date.accessioned2021-12-16T17:06:29Z-
dc.date.available2021-12-16T17:06:29Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Maria Natália Valério. Memorial de formação: a afetividade como contribuição para o processo de aprendizagem. 2021.33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33813-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagem desenvolvimento humanopt_BR
dc.titleMemorial de formação: a afetividade como contribuição para o processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardes, Maria Irene Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012180124930804pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Glaucia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5817491955363635pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm atendimento como requisito parcial para obtenção do título de licenciada em Pedagogia, este trabalho tem como objetivo resgatar memórias que fazem parte da trajetória pessoal e acadêmica e ao mesmo tempo elucidar assuntos pertinentes ao exercício da docência, valorizando o uso da escrita autobiográfica como contribuição a pesquisa na formação de professores. Serão abordados neste estudo temas como a inter-relação entre aprendizagem e a afetividade na educação básica e as emoções e desafios da docência. O trabalho está estruturado em introdução que descreve a metodologia utilizada, seção 1 que narra a história da autora e faz breve reflexões acerca das experiências pessoais familiares, na formação na educação básica, técnico-profissionalizante, na graduação e no exercício da docência; e seção 2 que contextualiza as teorias acerca do tema objeto de estudo: a afetividade e suas principais definições na compreensão de percursores de teorias sociointeracionistas da psicologia contemporânea do desenvolvimento humano - Henri Wallon e Lev Vygotsky; e finalmente considera de que forma a afetividade pode contribuir para o processo de desenvolvimento e da aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemorialDeFormação.pdfA afetividade como contribuição para o processo de aprendizagem340.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons