Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33813
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bittencourt, Maria Natália Valério | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T17:06:29Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T17:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.citation | BITTENCOURT, Maria Natália Valério. Memorial de formação: a afetividade como contribuição para o processo de aprendizagem. 2021.33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33813 | - |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.title | Memorial de formação: a afetividade como contribuição para o processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bernardes, Maria Irene Miranda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7012180124930804 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Glaucia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9108607797425296 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | x, x | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5817491955363635 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Em atendimento como requisito parcial para obtenção do título de licenciada em Pedagogia, este trabalho tem como objetivo resgatar memórias que fazem parte da trajetória pessoal e acadêmica e ao mesmo tempo elucidar assuntos pertinentes ao exercício da docência, valorizando o uso da escrita autobiográfica como contribuição a pesquisa na formação de professores. Serão abordados neste estudo temas como a inter-relação entre aprendizagem e a afetividade na educação básica e as emoções e desafios da docência. O trabalho está estruturado em introdução que descreve a metodologia utilizada, seção 1 que narra a história da autora e faz breve reflexões acerca das experiências pessoais familiares, na formação na educação básica, técnico-profissionalizante, na graduação e no exercício da docência; e seção 2 que contextualiza as teorias acerca do tema objeto de estudo: a afetividade e suas principais definições na compreensão de percursores de teorias sociointeracionistas da psicologia contemporânea do desenvolvimento humano - Henri Wallon e Lev Vygotsky; e finalmente considera de que forma a afetividade pode contribuir para o processo de desenvolvimento e da aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemorialDeFormação.pdf | A afetividade como contribuição para o processo de aprendizagem | 340.37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons