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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33800
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9587-0919 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O preto é rei - A incorporação de conceitos raciais em narrativas transmidáticas de Beyoncé |
Autor(es): | Paula Santos, Pedro Henrique de |
Primeiro orientador: | Tonus, Mirna |
Primeiro coorientador: | Timponi, Raquel |
Primeiro membro da banca: | Tassis, Nicoli |
Segundo membro da banca: | Silva, Renata Nascimento da |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender de que forma os conceitos de decolonialidade, afrofuturismo e empoderamento se apresentam no universo transmidiático The Gift e no álbum visual Black is King, produções audiovisuais da cantora Beyoncé. Para alcançar os objetivos propostos, realiza-se uma conceituação do termo transmídia, bem como dos termos decolonialidade, afrofuturismo e empoderamento. Os resultados alcançados baseiam-se em uma sistemática análise transmidiática sobre The Gift, compostos por filmes, álbuns musicais e álbuns visuais, que permitiu compreender como a transmídia integra esse universo. Além disso, amparado em uma expressiva pesquisa de conteúdo, percebeu-se de que forma tais conceitos foram trabalhados no enredo, nos elementos visuais e sonoros de Black is King. |
Abstract: | This course conclusion work seeks to understand how the concepts of decoloniality, Afrofuturism and empowerment are presented in the transmedia universe The Gift and in the visual album Black is King, audiovisual productions by the singer Beyoncé. To achieve the proposed objectives, the term transmedia is conceptualized, as well as the terms decoloniality, Afrofuturism and empowerment. The results achieved are based on a systematic transmedia analysis of The Gift, composed of films, music albums and visual albums, which allowed us to understand how transmedia integrates this universe. In addition, supported by an expressive content research, it was noticed how such concepts were worked in the plot, in the visual and sound elements of Black is King. |
Palavras-chave: | Transmídia Transmedia Decolonialidade Decoloniality Afrofuturismo Afrofuturism Empoderamento Empowerment Black is King |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Pedro Henrique de Paula. O preto é rei - A incorporação de conceitos raciais em narrativas transmidáticas de Beyoncé. 2021. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33800 |
Data de defesa: | 3-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Jornalismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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