Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33773
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4110-8301
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Narrando a formação acadêmica e construindo saberes sobre a psicomotricidade na educação infantil
Autor(es): Santos, Sueli Martins dos
Primeiro orientador: Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: O presente trabalho tem como objetivos principais: refletir sobre a formação acadêmica buscando ressignificar fatos e acontecimentos, de modo que a experiência vivida neste percurso seja compreensível a mim mesma; analisar a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil. A metodologia utilizada neste trabalho é de abordagem qualitativa a partir de dois pontos de vista: da narrativa autobiográfica, que permite o relato da experiência e, a partir dela, a produção da história, da nossa história de vida que, ao contá-la, pode ser ressignificada; da pesquisa bibliográfica, pois nossa intenção foi buscar um aprofundamento teórico acerca da importância da psicomotricidade na Educação Infantil, bem como algumas sugestões de jogos e brincadeiras para crianças dessa etapa escolar. Este estudo vem confirmar que a psicomotricidade pode ser compreendida como a manifestação dos aspectos neurológico e emocional por meio de ações do corpo, e por isso, a educação psicomotora é essencial para o desenvolvimento dos indivíduos na descoberta de si mesmo, e também na dimensão social, principalmente no seu desenvolvimento inicial de 0 a 3 anos, fase em que as funções motoras estão em pleno desenvolvimento. Dessa maneira compreendemos que a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento integral da criança.
Abstract: The present work has as main objectives: to reflect on academic formation seeking to resignify facts and events, so that the experience lived in this journey is understandable to myself; and to analyze the importance of Psychomotricity in Early Childhood Education. The methodology used in this work is qualitative from two points of view: from the autobiographical narrative, which allows the report of the experience and, from it, the production of history, of our life history that, in telling it, can be resignified; bibliographic research, because our intention was to seek a theoretical deepening about the importance of psychomotricity in Early Childhood Education; as well as some suggestions of games and games for children in this school stage.This study confirms that psychomotricity can be understood as the manifestation of neurological and emotional aspects through body actions, and therefore psychomotor education is essential for the development of individuals in the discovery of themselves, and also in the social dimension, especially in their initial development from 0 to 3 years, phase in which motor functions are in full development. Thus, we understand that psychomotricity contributes to the integral development of the child.
Palavras-chave: Memorial reflexivo
Educação infantil
Psicomotricidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Sueli Martins dos. Narrando a formação acadêmica e construindo saberes sobre a psicomotricidade na educação infantil. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33773
Data de defesa: 12-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NarrandoFormaçãoAcadêmica.pdf337.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.