Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33773
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4110-8301 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Narrando a formação acadêmica e construindo saberes sobre a psicomotricidade na educação infantil |
Autor: | Santos, Sueli Martins dos |
Primer orientador: | Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz |
Primer miembro de la banca: | x, x |
Segundo miembro de la banca: | x, x |
Resumen: | O presente trabalho tem como objetivos principais: refletir sobre a formação acadêmica buscando ressignificar fatos e acontecimentos, de modo que a experiência vivida neste percurso seja compreensível a mim mesma; analisar a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil. A metodologia utilizada neste trabalho é de abordagem qualitativa a partir de dois pontos de vista: da narrativa autobiográfica, que permite o relato da experiência e, a partir dela, a produção da história, da nossa história de vida que, ao contá-la, pode ser ressignificada; da pesquisa bibliográfica, pois nossa intenção foi buscar um aprofundamento teórico acerca da importância da psicomotricidade na Educação Infantil, bem como algumas sugestões de jogos e brincadeiras para crianças dessa etapa escolar. Este estudo vem confirmar que a psicomotricidade pode ser compreendida como a manifestação dos aspectos neurológico e emocional por meio de ações do corpo, e por isso, a educação psicomotora é essencial para o desenvolvimento dos indivíduos na descoberta de si mesmo, e também na dimensão social, principalmente no seu desenvolvimento inicial de 0 a 3 anos, fase em que as funções motoras estão em pleno desenvolvimento. Dessa maneira compreendemos que a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento integral da criança. |
Abstract: | The present work has as main objectives: to reflect on academic formation seeking to resignify facts and events, so that the experience lived in this journey is understandable to myself; and to analyze the importance of Psychomotricity in Early Childhood Education. The methodology used in this work is qualitative from two points of view: from the autobiographical narrative, which allows the report of the experience and, from it, the production of history, of our life history that, in telling it, can be resignified; bibliographic research, because our intention was to seek a theoretical deepening about the importance of psychomotricity in Early Childhood Education; as well as some suggestions of games and games for children in this school stage.This study confirms that psychomotricity can be understood as the manifestation of neurological and emotional aspects through body actions, and therefore psychomotor education is essential for the development of individuals in the discovery of themselves, and also in the social dimension, especially in their initial development from 0 to 3 years, phase in which motor functions are in full development. Thus, we understand that psychomotricity contributes to the integral development of the child. |
Palabras clave: | Memorial reflexivo Educação infantil Psicomotricidade |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Sueli Martins dos. Narrando a formação acadêmica e construindo saberes sobre a psicomotricidade na educação infantil. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33773 |
Fecha de defensa: | 12-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NarrandoFormaçãoAcadêmica.pdf | 337.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.