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dc.creatorCarvalho, Irani Silva-
dc.date.accessioned2021-12-10T23:48:17Z-
dc.date.available2021-12-10T23:48:17Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationCARVALHO, Irani Silva. Memorial: da alfabetização à universidade: considerações sobre a cartilha caminho suave e a história das cartilhas no Brasil. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33750-
dc.description.abstractThis work in the form of a memorial aims to enable recovery of my academic and professional trajectory until I entered the Federal University of Uberlândia. Reflect on the experiences lived throughout my life history, identifying actions and meanings that are translated into future professional practice, pedagogical concepts, contents, values, brands that implicitly and explicitly influenced and/or will influence teaching practice. Identify important situations for the initial training process, reflections on children's learning, their relationship with the history of literacy in our country. Reflect theoretically on the role of teaching practice for teacher training, understand how literacy practices were constructed, considering the methodological issue in the perspective of Childhood History - practices of literacy teachers, whose theme intertwined between children, childhood and the literacy practices, pointing out the historical conceptions of children and their childhoods. Thus, our purpose is to analyze the different methodological conceptions of literacy practices and the construction of such practices by teachers in the classroom. Thus, we made a historical analysis of the main moments of literacy booklets in Brazil, especially the book Caminho Suave, by Branca Alves Lima. We seek to understand what methodologies were used to support these booklets, what their proposals were and how these booklets were used and distributed in Brazil, through a bibliographic research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectAcademic educationpt_BR
dc.subjectVivência profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional experiencept_BR
dc.subjectHistória da Infância – práticas de alfabetizadoraspt_BR
dc.subjectChildhood history – literacy practicespt_BR
dc.titleMemorial: da alfabetização à universidade: considerações sobre a cartilha caminho suave e a história das cartilhas no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Sauloéber Tarsio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937954864858691pt_BR
dc.contributor.referee1Ilha, Ariane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0105419038894927pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Suzele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5734951490643343pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho em forma de memorial tem como objetivo possibilitar recuperação da minha trajetória escolar e profissional até o ingresso na Universidade Federal de Uberlândia. Fazer uma reflexão sobre as experiências vivenciadas ao longo da minha história de vida, identificando ações e significados que são traduzidos na prática profissional futura, as concepções pedagógicas, conteúdos, valores, marcas que implícita e explicitamente influenciaram e/ou influenciarão a prática docente. Identificar situações importantes para o processo de formação inicial, reflexões sobre a aprendizagem de crianças, sua relação com a história da alfabetização em nosso país. Refletir teoricamente sobre o papel da prática de ensino para a formação docente, compreender o modo como foram construídas as práticas alfabetizadoras, tendo em vista a questão metodológica na perspectiva da História da Infância – práticas das alfabetizadoras, cujo tema entrelaçasse entre criança, infância e as práticas de alfabetização, apontando as concepções históricas da criança e suas infâncias. Sendo assim, temos como finalidade, analisar as diferentes concepções metodológicas das práticas alfabetizadoras e a construção de tais práticas pelos professores na sala de aula. Dessa forma, fizemos uma análise histórica dos principais momentos das cartilhas alfabetizadoras no Brasil, em especial da cartilha Caminho Suave, de Branca Alves Lima. Buscamos entender quais foram as metodologias que fundamentaram tais cartilhas, quais eram as suas propostas e como se deu a utilização e distribuição dessas cartilhas no Brasil, através de uma pesquisa de cunho bibliográfico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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