Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33726| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 United States |
| Título: | O ensino da geometria no ensino fundamental e sua importância |
| Autor: | Silva, Silvia Renata Florentino Camargo Fraga, Márcio da Silva |
| Primer orientador: | Longhini, Marcos Daniel |
| Primer miembro de la banca: | x, x |
| Segundo miembro de la banca: | x, x |
| Resumen: | Este trabalho visa ressaltar a importância do ensino da Geometria no Ensino Fundamental. A escolha deste tema se deu ao perceber a presença da Geometria na vida das pessoas, mas pouco percebida pelos estudantes. Com os conhecimentos que a Geometria pode oferecer, pode-se encontrar sua aplicação em diversas áreas, como na engenharia civil, naval, espacial, produção de móveis, utensílios etc. Portanto, faz-se necessário que os jovens de hoje, tão ligados à tecnologia, saibam como nasceram vários dos objetos e tecnologias que são usados por eles, e a partir daí, possam ser detentores e propagadores do conhecimento, suporte e contribuição, para desenvolverem o meio onde vivem. O estudo da Geometria é um conteúdo de importante no contexto social do aluno e deve ser abordado desde o ensino fundamental, de forma que o aluno tenha possibilidades de explorar conhecimentos do espaço em que estão inseridos e de objetos que estão ao seu redor. O estudo desse conteúdo os auxiliará na compreensão das ideias geométricas que serão trabalhadas nos anos subsequentes, presentes desde o início de sua vivência. Portanto, esse trabalho visa apresentar uma sequência didática de atividades voltadas à Geometria, para que os alunos do ensino fundamental tenham o primeiro contato com essa matéria, que proporciona ao indivíduo uma melhor compreensão do mundo em que vive, aprendendo a descrever, representar e a se localizar nele. O tema se mostra relevante pelo fato que a construção do espaço pelas crianças é feito através da interpretação e interação com o meio ambiente. Sendo assim, este trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa qualitativa, visando demonstrar o poder das artes Matemáticas aliadas às artes geométricas formando um todo rico, dinâmico, criativo e necessário ao conhecimento humano. |
| Palabras clave: | Geometria Ensino fundamental |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SILVA, Silvia Renata Florentino Camargo. FRAGA, Márcio da Silva. O ensino da geometria no ensino fundamental e sua importância. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33726 |
| Fecha de defensa: | 9-nov-2021 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoGeometriaEnsino.pdf | 523.63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
