Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33726Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Silvia Renata Florentino Camargo | - |
| dc.creator | Fraga, Márcio da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2021-12-08T20:01:25Z | - |
| dc.date.available | 2021-12-08T20:01:25Z | - |
| dc.date.issued | 2021-11-09 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Silvia Renata Florentino Camargo. FRAGA, Márcio da Silva. O ensino da geometria no ensino fundamental e sua importância. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33726 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution 3.0 United States | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Geometria | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | O ensino da geometria no ensino fundamental e sua importância | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Longhini, Marcos Daniel | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422119886996254 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | x, x | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | x, x | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho visa ressaltar a importância do ensino da Geometria no Ensino Fundamental. A escolha deste tema se deu ao perceber a presença da Geometria na vida das pessoas, mas pouco percebida pelos estudantes. Com os conhecimentos que a Geometria pode oferecer, pode-se encontrar sua aplicação em diversas áreas, como na engenharia civil, naval, espacial, produção de móveis, utensílios etc. Portanto, faz-se necessário que os jovens de hoje, tão ligados à tecnologia, saibam como nasceram vários dos objetos e tecnologias que são usados por eles, e a partir daí, possam ser detentores e propagadores do conhecimento, suporte e contribuição, para desenvolverem o meio onde vivem. O estudo da Geometria é um conteúdo de importante no contexto social do aluno e deve ser abordado desde o ensino fundamental, de forma que o aluno tenha possibilidades de explorar conhecimentos do espaço em que estão inseridos e de objetos que estão ao seu redor. O estudo desse conteúdo os auxiliará na compreensão das ideias geométricas que serão trabalhadas nos anos subsequentes, presentes desde o início de sua vivência. Portanto, esse trabalho visa apresentar uma sequência didática de atividades voltadas à Geometria, para que os alunos do ensino fundamental tenham o primeiro contato com essa matéria, que proporciona ao indivíduo uma melhor compreensão do mundo em que vive, aprendendo a descrever, representar e a se localizar nele. O tema se mostra relevante pelo fato que a construção do espaço pelas crianças é feito através da interpretação e interação com o meio ambiente. Sendo assim, este trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa qualitativa, visando demonstrar o poder das artes Matemáticas aliadas às artes geométricas formando um todo rico, dinâmico, criativo e necessário ao conhecimento humano. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 22 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoGeometriaEnsino.pdf | 523.63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
