Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33697
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise do desempenho no salto contramovimento ao longo de uma temporada competitiva em uma equipe profissional de voleibol.
Autor: Brito, Samuel Divino
Primer orientador: Barros, Cristiano Lino Monteiro de
Primer miembro de la banca: Tavares, Giselle Helena
Segundo miembro de la banca: Nunes, João Elias Dias
Resumen: O voleibol é um esporte praticado pela dinâmica do confronto entre duas equipes com os mesmos objetivos, colocar a bola no chão, alternando situações de ataque e defesa, intercalando períodos de altas e baixas intensidades, sendo caracterizado como intermitente. Na maioria dos esportes coletivos os atletas são submetidos a cargas similares de treinos, porém a carga interna do organismo pode ser diferente, desta maneira o esforço e a recuperação se entrelaçam com a preparação física na busca por grandes resultados. Nesse sentido, o salto contra movimento (CMJ) é uma ferramenta que monitora a fadiga aguda gerada pelas sessões de treinamento e jogos, monitorando a carga e mensurando a eficácia do programa de treinamento adotado pela equipe. Este estudo tem como objetivo analisar o desempenho no CMJ ao longo de uma temporada competitiva (Superliga Feminina de Vôlei) e verificar a influência de alguns fatores pertinentes ao campeonato. O estudo foi realizado com 15 atletas do time Dentil Praia Clube de voleibol feminino adulto, com idade média de 30,8 ± 4,85 anos e estatura média de 182,9 ± 8,5 cm. Os testes eram aplicados no primeiro treino da semana, com um tapete de contato ligado a um computador e os valores gerados pelo software foram anotados, sendo considerada a média entre as três tentativas para a análise dos dados. Os dados foram analisados no SigmaPlot 12.0, com variância e teste ANOVA com significância de p<0,05. Foram acompanhadas 33 semanas e realizados 24 coletas do CMJ. Entre os resultados encontrados, três atletas se destacaram tendo média superior a 40cm e a média da equipe foi aumentando gradativamente ao longo da temporada. Quando o CMJ foi analisado com os fatores resultados, viagens, quantidade de jogos semanais e a fase da temporada, conclui-se que apenas o último fator teve mudanças crescentes significativas no teste aplicado, que talvez o CMJ pode não ter apresentado sensibilidade para detectar a fadiga que provavelmente estava presente nesse estudo e que mais estudos devem ser realizados com mais variáveis de controle já que a literatura carece de pesquisas que relacionam os fatores analisados.
Palabras clave: Vôlei
Salto contramovimento
CMJ
Fadiga
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BRITO, Samuel Divino. Análise do desempenho no salto contramovimento ao longo de uma temporada competitiva em uma equipe profissional de voleibol. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33697
Fecha de defensa: 26-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseDesempenhoSalto.pdf415.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.