Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33682
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0676-7806
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino de cartográfica: analisando o uso de novas tecnologias na educação básica, na região do município de Senhor do Bonfim-BA
Título (s) alternativo (s): Cartographic teaching: analyzing the use of new technologies in basic education in the region of Senhor do Bonfim-BA
Autor: Pimenta, Keityane da Costa
Primer orientador: Sampaio, Antônio Carlos Freire
Primer miembro de la banca: Silva, Claudionor Ribeiro da
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Ednea do Nascimento
Resumen: O presente trabalho tem como tema o Ensino de Cartografia, no qual será analisado o uso de Novas Tecnologias na Educação Básica na região do município de Senhor do Bonfim. Nesse sentido, destaca-se o problema central dessa pesquisa, que consiste em verificar quais as facilidades e dificuldades que os docentes possuem ao utilizar as Novas Tecnologias no ensino da Cartografia para o processo de ensino e aprendizagem dos discentes da educação básica na cidade de Senhor do Bonfim - Bahia e Região. Para tanto, a metodologia utilizada segue a linha crítica dialética, com uma abordagem quantiqualitativa. Sendo assim, para abordar essas concepções, foi feito um levantamento bibliográfico no qual foram observadas algumas questões, como o uso das tecnologias por meio dos educadores para lecionar cartografia, identificando as facilidades e dificuldades quanto ao processo de ensino aprendizagem dos alunos. O procedimento metodológico utilizado foi o questionário, aplicado a vinte e seis professores de nove escolas na educação de rede básica do Ensino Médio, na região do município em questão, que serviram de base para o desenvolvimento do trabalho. Por fim, os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que os professores fazem o uso das TICs nas aulas de Cartografia, principalmente por meio do computador, celular, internet e data show, acreditando que os usos desses recursos os auxiliam na preparação de suas aulas e em sala, mas ressalta-se que existem alguns impasses que atrapalham o uso dessas tecnologias. São eles: a internet de baixa frequência, e insuficiência de recursos tecnológicos, como computadores e data-show, para a demanda da escola. Essas questões comprometem a utilização e a eficiência do uso das TICs no ensino da cartografia.
Abstract: The present work has as its theme the Teaching of Cartography, in which the use of New Technologies in Basic Education in the region of the municipality of Senhor do Bonfim will be analyzed. In this sense, the central problem of this research is highlighted, which consists in verifying the facilities and difficulties that teachers have when using New Technologies in the teaching of Cartography for the teaching and learning process of students of basic education in the city of Senhor do Bonfim - Bahia and Region. For that, the use follows the dialectical critical line, with a quantitative and qualitative approach. Therefore, to address these conceptions, a bibliographic survey was carried out in which some issues were observed, such as the use of technologies by educators to teach cartography, identifying the facilities and difficulties regarding the teaching-learning process of students. The methodological procedure used was the questionnaire, applied to twenty-six teachers from nine schools in the secondary education network, in the region of the municipality in question, which served as the basis for the development of the work. Finally, the results obtained with an advanced research that teachers use ICTs in Cartography classes, mainly through the computer, cell phone, internet and data show, believing that the uses of these resources help them in the preparation of their classes and in the classroom, but it is noteworthy that there are some impasses that hinder the use of these technologies. They are: low-frequency internet, and insufficient technological resources, such as computers and data shows, for the school's demand. These issues compromise the use and efficiency of the use of ICTs in the teaching of cartography.
Palabras clave: Metodologia
Cartografia
Tecnologia
Comunicação
Ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Tema: Geografia
Cartografia
Educação Básica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Cita: PIMENTA, Keityane da Costa. Ensino de Cartografia: Analisando o uso de novas tecnologias na educação básica na região do município de Senhor do Bonfim- Bahia. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8008
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8008
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33682
Fecha de defensa: 21-oct-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoCartografiaAnalisando.pdfDissertação2.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.